Se você frequentemente percebe que tem esquecido compromissos do dia a dia e não consegue manter o foco em tarefas que antes pareciam fáceis de ser administradas, talvez seja importante buscar ajuda médica e realizar exames clínicos, pois a dificuldade de concentração pode estar relacionada a quadros sérios de saúde.
Se você depende apenas do tradicional cafezinho quando sente que precisa melhorar o foco e a concentração, saiba que existe uma variedade ampla de comidas e bebidas que também contribuem para o bom funcionamento do cérebro
Os famosos fidget spinners ou hand spinners viraram febre nos últimos meses no Brasil e no mundo. Trata-se de um pequeno objeto composto por três pontas arredondadas que, quando impulsionadas, rodam na ponta dos dedos de quem o segura.
Há dias em que sua concentração fica prejudicada ou que falta energia para trabalhar e motivação para ir à faculdade ou academia. Nesses períodos, tudo o que você precisa é uma automassagem com alguns óleos reenergizantes. Alguns minutinhos de aromaterapia em casa podem fazer milagres.
Além do sabor e do aroma que já fazem parte do cotidiano do brasileiro, o tradicional café é usado por muitos como uma arma para combater o cansaço e melhorar a concentração. Em excesso, porém, a bebida pode trazer prejuízos à saúde e atrapalhar o sono. Conheça outras soluções naturais para potencializar a capacidade do seu cérebro no trabalho sem precisar apelar para a cafeína:
A instrutora de yoga Lúcia Rodrigues afirma que falta de persistência não deixa as pessoas sentirem os benefícios do processo de serenizar a mente. E ela completa que, neste trabalho, cada um se coloca como o observador dos próprios pensamentos, sem se deixar envolver por eles, em uma sucessão ininterrupta de associações de pensamentos.
Você já reparou que nas técnicas milenares orientais de prática de exercícios sempre há uma pausa para meditação? E apesar de milenar, a meditação pode ser bem útil na estressante atualidade. Meditar não faz bem apenas para a mente, mas também melhora (e muito) a saúde. Isso é comprovado por mais de mil estudos sobre a prática, realizado por grandes universidades, como a Harvard, nos EUA.
Para sentir as vantagens dessa técnica ancestral, o segredo é incorporar a meditação ao dia-a-dia, mantendo a paz e o equilíbrio, principalmente, nos momentos de tormenta. "Meditar é tornar consciência de agora e prestar atenção em gestos banais e automáticos", afirma Antônio Tigre. Ele afirma que, quando estamos mais atentos aumentamos a qualidade das tarefas que realizamos. Algumas ações singelas também são exercícios de meditação. "Algumas práticas, como o budismo, por exemplo, estão centradas na atenção plena. Nada mais do que alguns minutos por dia de percepção às sensações.
Somos nós os responsáveis pelo nosso destino. Através de nossos pensamentos e, consequentemente, de nossas ações. Muitas vezes não temos como evitar as coisas que nos acontecem, mas sempre podemos controlar as nossas reações. Quando algo chato acontece você pode ficar irritado ou, simplesmente, seguir em frente: a escolha é sua.
Você sabe QUEM é você? Não, não estou perguntando o seu nome ou a sua idade, mas quem você é. Geralmente, usamos nossos atributos externos para nos descrevermos: sou Isabela, 33 anos, professora, brasileira... E acredito que o apego a estes atributos seja um dos grandes causadores de nossos sofrimentos. O que acontecerá à Isabela ao se dar conta que não tem mais 33 anos, não tiver mais alunos ou for exilada?
Se você está se preparando para uma prova difícil na faculdade ou estudando de forma disciplinada para um concurso importante, certamente já sentiu a necessidade de passar a noite em claro debruçada sobre os livros para acumular horas extras de informações. No entanto, saiba que a atitude pode causar efeito contrário e até mesmo atrapalhar sua conquista.
Já se sabe que a técnica de treinamento da mente, baseada em deixar para trás os estímulos mais superficiais e conseguir se desconectar de tudo, proporciona alguns benefícios emocionais: ajuda a controlar o estresse, a desenvolver a memória e a concentração, melhora a produtividade e criatividade, além das relações sociais. Agora, a possibilidade de usar esse benefício para controlar o peso foi confirmada por um estudo do Journal of Consumer Research, a que se refere a New York Magazine.
Algumas pessoas tem dificuldade em se manterem concentradas em seu trabalho, com os estudos e até mesmo com simples atividades do dia a dia. Na maioria das vezes, a falta de concentração é um fator comum, normal, e pode ser desencadeado por conta dos alimentos que estão sendo ingeridos. Outras pode ser uma complicação maior e precisar de tratamento.
O esquecimento é um fenômeno natural do cérebro humano que faz parte do processo de aprendizagem e memorização. Em termos simples, é como se o cérebro se livrasse de informações não importantes e pouco utilizadas para abrir espaço para que novos dados sejam internalizados. Porém, devido ao estresse dos dias atuais e da sobrecarga de atividades com as quais temos de lidar, nossa memória acaba, muitas vezes, sendo prejudicada, tornando o nível de esquecimento maior do que o esperado.
Aquilo que comemos exerce muita influência sobre o funcionamento do nosso sistema nervoso. Assim como uma alimentação adequada ajuda a melhorar e preservar a memória, oferecendo vitaminas ao cérebro e combatendo os radicais livres, consumir produtos pouco nutritivos e não saudáveis prejudica o cérebro e sua capacidade de gravar informações.