Segundo o órgão e especialistas, chás não apenas não têm efeito emagrecedor ou terapêutico comprovado como também oferecem riscos se consumidos de forma errada
O mate está tão ligado à cultura de alguns países da América do Sul, especialmente Argentina, Paraguai e Uruguai, que raramente paramos para pensar sobre os riscos e benefícios de seu consumo. Você sabia, por exemplo, que a ingestão excessiva de mate pode causar câncer? Conheça os prós e contras de tomar erva mate.
Essa frutinha escura, rica em vitaminas B, C, cálcio e ferro traz inúmeros benefícios para a saúde: a jabuticaba apresenta nutrientes que melhoram a circulação, ajudam no controle do diabetes, previnem o câncer e até contribuem para manter a pele e os cabelos mais bonitos.
Fonte de grande desconforto, o excesso de gases normalmente é resultado de uma dieta rica em alimentos que fermentam muito durante a digestão. É importante ressaltar, no entanto, que a intolerância do intestino a determinados tipos de comidas é muito pessoal e, por isso, nem todo mundo sofre com gases ao ingerir a mesma refeição.
Quem constantemente sofre com sintomas de rinite e alergias, mas quer evitar o uso de medicamentos antialérgicos, cheios de efeitos colaterais, pode apostar em um chá natural potente para combater problemas como nariz coçando, espirros e olhos lacrimejando.
Combater problemas digestivos, acalmar, ajudar a pegar no sono, contribuir para a perda de peso, enfim, são inúmeros os benefícios dos chás naturais para a saúde. As infusões, no entanto, exigem certos cuidados para que possam, de fato, garantir efeitos positivos.
Além de sucos verdes, smoothies e shakes, chás de ervas podem ser boas opções para pessoas que desejam, de forma natural, turbinar o processo de emagrecimento.
Utilizada tanto na culinária como na perfumaria, a erva doce é uma espécie de herbácea aromática que pode ajudar a controlar a pressão arterial e a equilibrar o ritmo de batimentos cardíacos. Além disso, ela contém vitamina C que ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais e a combater os radicais livres pró-inflamatórios.
O chá kombucha, assim como o leite fermentado que contém lactobacilos vivos, o vinagre e o kefir, é uma bebida probiótica que parece com uma infusão e que atua como um antibiótico natural que elimina micro-organismos maléficos e reforça a presença dos benéficos.
Cada fase da vida exige nutrientes específicos para que o organismo funcione de forma correta e desejável. De acordo com Patricia Davidson Haiat, nutricionista responsável pelas dietas de famosas como Bruna Marquezine, Sabrina Sato e Fátima Bernardes, existem chás específicos que podem contribuir para este processo entre mulheres de 20 a 30 anos.
O aumento da circunferência abdominal nem sempre é resultado de ganho de gordura, mas sim de inchaço e retenção de líquido. Para combater este problema, sucos, chás e suchás são boas alternativas, garante a nutricionista Thais Souza, do Mundo Verde.
Sucos, smoothies, shakes e, claro, chás, podem ser excelentes aliados para a perda de peso por turbinar a queima de gordura e até afastar a fome. Aliadas a uma alimentação equilibrada, as infusões realmente contribuem para o emagrecimento, mas, apesar de naturais, devem ter seu preparo e consumo aprovados por um profissional da saúde. Confira algumas das melhores opções:
Sucos de frutas e chás de ervas naturais podem ser bons aliados da perda de peso quando combinados com uma alimentação equilibrada. No entanto, as bebidas só possuem efeito emagrecedor se contarem com ingredientes que aceleram o metabolismo e promovem queima de gordura.
Feita com uma combinação de ingredientes naturais que potencializam determinadas funções do organismo, a tisana é uma bebida que, além de ervas, pode contar com substratos de vegetais medicinais, como cascas, flores e sementes, e pode ser consumida para obter diversos benefícios, incluindo perda de peso.
A tisana é um preparo natural que pode ser feito com diversos ingredientes e, dependendo da combinação, proporciona um determinado efeito no organismo. Os benefícios vão desde a queima de gordurinhas extras até a indução do sono.