O zika vírus gera microcefalia em bebês ainda dentro da barriga de suas mães, mas aparentemente esse não é o único acometimento causado por ele. Um novo estudo aponta que esse micro-organismo pode também afetar os olhos do feto. Veja como isso acontece.
Como o zika afeta os olhos dos bebês?
Um estudo publicado anteriormente já havia mostrado que bebês cujas mães foram infectadas com o zika vírus durante a gestação têm mais chances de ter problemas oculares, no caso, atrofia coriorretiniana, que deixa a retina mais frágil, e anormalidades do nervo ótico. Mas uma nova pesquisa mostrou mais alterações visuais.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, encontraram três tipos de acometimentos novos nos olhos de três bebês de mães que tiveram zika durante a gravidez:
- Retinopatia hemorrágica: sangramento que acontece na retina, uma camada sensível à luz que fica na parte de trás do olho;
- Vascularização anormal da retina: crescimento inesperado de alguns vasos sanguíneos e ausência de outros vasos dos olhos;
- Maculopatia em torpedo: lesões em formato de torpedo na mácula, a parte central da retina.

Os três bebês estudados têm todas as lesões descritas e ainda maculopatia pigmentada, uma alteração que causa a formação de “pintas” de pigmento na mácula, e dois deles tinham atrofia coriorretiniana.
Os achados, publicados no periódico Journal of Ophthalmology, não indicam ao certo se o problema na visão é decorrente da microcefalia ou se tem relação apenas com o zika vírus. Entender a causa poderá ajudar a determinar quais bebês deverão fazer exames oftalmológicos específicos: todos aqueles cujas mães tiveram zika na gestação ou apenas os que têm microcefalia.
Você sabia? Zika pode ser transmitido de mais 4 formas.