O comediante Whindersson Nunes revelou que está com esteatose hepática, um problema de saúde popularmente chamado de “gordura no fígado” que costuma não apresentar sintomas, mas pode gerar complicações.
Segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein, o distúrbio é tido como a doença do fígado mais comum nos países industrializados ocidentais. Sua incidência chega a 30% da população mundial.
Whindersson Nunes tem gordura no fígado
https://www.instagram.com/p/Bh894yXh6As
Em vídeos publicados no Instagram Stories, o artista revelou que descobriu que estava com gordura no fígado após exames de rotina. “Tem que melhorar a saúde, né? Já não basta ir pra barriga, gordura vai pro fígado”, brincou.
Ele ainda tranquilizou fãs ao dizer que o quadro é leve, mas requer cuidados alimentares para que não evolua para algo grave. “Tenho de dar uma melhoradinha na minha alimentação, só”, afirmou enquanto estava a caminho da academia.
Sinais e causas de gordura no fígado

O acúmulo de gordura nas células do fígado pode ter diversas causas, como consumo excessivo de álcool, diabetes, colesterol ou triglicérides altos, hepatites, sobrepeso e sedentarismo.
O problema não costuma dar sinais claros e, deste modo, só é identificado por meio de exames de rotina como ultrassonografia abdominal, tomografia ou ressonância magnética.
O aumento da barriga em relação ao quadril é um dos sinais do quadro de gordura no fígado.
Riscos
Portadores do problema têm risco elevado para doenças no fígado, como cirrose hepática, ou problemas cardiovasculares.
Tratamento e prevenção
Como não existem medicamentos específicos para a esteatose hepática, ela é evitada e tratada pela adoção de um cardápio balanceado, rico em fibras e verduras e com pouca gordura animal e carboidratos, além da prática de exercícios físicos.
Gordura no fígado
- Suco detox ajuda na diminuição da gordura do fígado: receita
- 15 receitas de sucos detox que ajudam a eliminar gordura
- Tipo comum de dieta reduz gordura no fígado, diz estudo