https://www.instagram.com/p/BoRXuuRlvO3/
A cantora Wanessa avisou, em seu Instagram, o cancelamento de sua participação na 23ª Parada do Orgulho LGBTQI+ por motivos de saúde.
Ela divulgou que recebeu uma recomendação de repouso por causa de uma hérnia de disco na região cervical – problema que causa dores fortíssimas e ela levou, mais ou menos, um ano para conseguir diagnosticar.
Wanessa Camargo afastada com hérnia de disco
“É com muita tristeza que escrevo para vocês que infelizmente estou impossibilitada de ir para a Parada LGBTQI+ do Rio hoje! Ontem, após o meu show aqui em Vitória, senti novamente uma dor insuportável na região cervical devido ao meu problema de hérnia”, começou o comunicado da artista.
Em seguida, Wanessa revelou que levou cerca de um ano para descobrir que a causa de suas crises de dores eram hérnia. “Venho sofrendo com crises fortes desde o Carnaval do ano passado e só consegui diagnosticar em abril deste ano – 12 horas antes de gravar o meu clipe – que eu consegui gravar a base de remédios”, revelou.
Segundo ela, o médico a proibiu de sair do repouso. “(…) Caso contrário eu colocaria em risco a minha saúde e minha futura agenda.”
https://www.instagram.com/p/BoWtbqwF0im/
Hérnia de disco: o que é?

A hérnia de disco é uma discopatia – termo que abrange diversos tipos de doença no disco invertebral, que é um anel cartilaginoso localizado entre as vértebras.
Essa doença surge quando o anel cartilaginoso sai da sua posição natural e passa a comprimir os nervos que ficam na região. O problema pode ocorrer em diversas partes da coluna ou em outros lugares do corpo.
Conforme explica o médico André Evaristo, especialista em cirurgia de coluna, o disco invertebral é o sistema de amortecimento da coluna vertebral. “Em uma analogia, ele funciona como chiclete ‘Bubbaloo’. A hérnia de disco é a geleia desse chiclete que vazou. O conteúdo vaza para as regiões adjacentes e comprime as estruturas nervosas”, contou.

O que causa?
A dor pode ser resultante de má postura, envelhecimento ou movimentos repetitivos, sendo que a maioria dos pacientes tem predisposição genética para o problema.
Sintomas
Entre os principais sintomas gerados pela hérnia de disco, são:
- Dor intensa
- Dormência
- Fraqueza
- Travamento na região
- Formigamento
Ao sentir esses sintomas, procure um especialista para diagnosticar a doença e seu melhor tratamento.

Como prevenir?
A maioria dos casos de hérnia de disco é causada pela predisposição genética da pessoa, mas a sua formação também é influenciada por vários fatores. Para prevenir, é importante que:
- Mantenha a postura correta, principalmente ao levantar objetos pesados.
- Tenha atenção a uma postura adequada ao dormir, ficar sentado ou de pé por muito tempo.
- Faça exercícios de alongamento e fortalecimento.

Tratamento
O tipo de tratamento indicado para a hérnia depende de cada caso, a partir da avaliação de um médico especialista em coluna.
Mas, geralmente, é feito com sessões de fisioterapia e repouso, acompanhamento com ortopedista, medicamentos, e em alguns casos, cirurgia.
Problemas na coluna e hérnia
- Problema de coluna leva Péricles à mesa de cirurgia e é conhecido
- Jornalista é afastado da Globo após “dor absurda”: saiba mais
- O que pode fazer sua coluna “travar” e como voltar ao normal e eliminar a dor