Se você costuma acordar com seu pijama, fronha e lençóis encharcados, pode sofrer de suores noturnos. E existem várias possíveis causas para isso: uma questão hormonal temporária (tal como a menopausa), febre devido à gripe ou infecção, o efeito colateral de uma medicação (antidepressivos podem ser culpados), sensibilidade ao álcool ou desequilíbrio da tireoide.
Motivos para o suor noturno
Seu corpo oscila a temperatura
Há variações normais no calor do corpo durante o sono. A maioria das pessoas experimentam uma queda na temperatura corporal pela manhã, geralmente, em torno das 4h. Além disso, durante certas fases do sono, o sistema nervoso autônomo (que controla a temperatura corporal, frequência cardíaca e a pressão arterial) pode acelerar causando mais transpiração.
Você sofre de algum distúrbio do sono
Não é surpresa que alguns distúrbios que afetam o sono também podem levar a suores noturnos quando ocorrem. E o mais comum deles é a apneia. Se você se esforça para respirar durante o sono, isso leva a um maior esforço e trabalho respiratório.
Pode estar atravessando menopausa precoce
As mulheres podem ter um aumento da incidência de fogachos durante o sono como um sintoma ao atravessar menopausa precoce. Curiosamente, o risco de apneia obstrutiva do sono aumenta 10 vezes neste momento devido à perda de estrogênio e progesterona.
Seu sono pode estar alcoólico
Algumas pessoas notam mais sudorese durante o sono depois de beber álcool. O álcool é um relaxante muscular que pode afetar as vias aéreas superiores e piorar ronco e apneia do sono. Portanto, o consumo de álcool também pode estar ligado aos suores noturnos através de distúrbios respiratórios do sono como a apneia.
Você tem pesadelos e estresse
Sonhos ruins e ansiedade generalizada também podem provocar ataques de pânico e mais suor durante o sono. Porém, outras causas médicas como infecções, hipertireoidismo, diabetes e alguns medicamentos (antidepressivos, repositores hormonais).
Se você está preocupada com suores noturnos recorrentes, converse com seu médico sobre algumas das possíveis causas para avaliar se você precisa de uma avaliação mais aprofundada.