Pessoas que sofrem de alguma condição hepática ou mesmo percebem que têm sensibilidade maior a determinados alimentos, fazendo com que o fígado dê sinais de desconforto, precisam conhecer e incluir no cardápio uma lista de alimentos que ajudam a proteger o órgão. Confira algumas opções:
Alimentos que protegem o fígado
Própolis: o alimento possui função anti-inflamatória e antioxidante, que diminui os danos causados no fígado pelo uso frequente de álcool. Além disso, ele é rico em bioflavonoides, que são substâncias que melhoram a função hepática e protegem o órgão da ação dos radicais livres.
Café: de acordo com um estudo feito pelo Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, tomar a bebida todos os dias ajuda a prevenir doenças graves do fígado. Segundo os cientistas, pessoas com o hábito de beber mais de três xícaras de café por dia tinham 21% menos chances de ficarem hospitalizados em decorrência de doenças hepáticas.
Salmão: rico em ômega-3, o peixe é considerado, assim como o azeite, um alimento gorduroso que, quando consumido com moderação, promove benefícios à saúde do fígado.
Abacaxi: a fruta possui uma enzima chamada bromelina, que ajuda na digestão contribui para que o fígado elimine o acúmulo de gorduras e toxinas.
Maçã: outra poderosa fruta para garantir saúde do fígado. Ela abriga uma substância chamada pectina, que contribui para a melhor digestão de gordura e atua na diminuição da taxa de colesterol.
Rabanete: o alimento ajuda na ação secretora da bile pelo fígado, contribuindo assim para a saúde do órgão e do corpo como um todo.
Alimentação e saúde
- Comer rápido demais faz mal: 7 dicas simples para mudar esse hábito
- Por que quem tem pedra na vesícula não pode comer banana?
- Esta combinação de alimentos é viciante ao cérebro e nos faz engordar