O principal papel da vitamina D no organismo é manter os níveis normais de cálcio e fósforo no sangue, já que ela é responsável por ajudar o corpo a absorver os minerais que mantém os ossos fortes e evitam fraturas e osteoporose.
Mas as funções do nutriente vão além: a vitamina D também teria desempenho sobre os hormônios e, portanto, ajudaria a combater obesidade e outras doenças, como hipertensão arterial, diabetes, raquitismo e até alguns tipos de cânceres.
Como saber se você tem deficiência em vitamina D
A forma mais exata de saber se você está com falta de vitamina D é pedir ao médico um exame de sangue chamado 25(OH)D, que mede os níveis do nutriente no organismo. Vale ainda ficar atento a sintomas que também podem indicar deficiência de vitamina D, como:
- Fragilidade óssea e dentária
- Osteoporose
- Aumento de peso
- Fraqueza excessiva
De acordo com especialistas, um adulto jovem deve receber uma média de 2000 UI (Unidade Internacional, o que equivale a 0,025 mg) de vitamina D por dia.
Como obter vitamina D
Aproximadamente 80% da vitamina D humana é obtida através da exposição da pele à luz solar: 70 minutos de sol por semana já podem fornecer a quantidade necessária de vitamina D. Os 20% restantes ficariam a cargo da alimentação, através de comidas como salmão, ovos, fígado, entre outros.
Saúde e alimentação
- Alimentos que dão gases: uma lista para evitar já
- 6 piores alimentos que você poderia comer pela noite
- Top 15 alimentos “limpadores” de artérias