A obesidade infantil oferece uma série de riscos à saúde da criança. Além das doenças, ela pode prejudicar a socialização e fazer com que os pequenos tenham dificuldade para brincar e praticar esportes. A má alimentação é um dos principais causadores do sobrepeso em crianças e precisa ser corrigida o mais cedo possível.
Se você quer ver seu filho mais saudável e iniciar uma reeducação alimentar dentro de casa, veja 9 alimentos vilões da alimentação infantil que devem passar bem longe dos pequenos.
O que a criança não deve comer
Refrigerante e suco industrializado
Além de não oferecerem nenhum tipo de nutriente, as bebidas gaseificadas e os sucos de caixinha contêm quantidades exageradas de açúcar, sódio e aditivos químicos. A presença desses alimentos na dieta do seu filho aumenta as chances de obesidade e também colocam a saúde cardiovascular dos pequenos em risco.

Salgadinho
Os crocantes e saborosos salgadinhos não oferecem nenhum valor nutricional à alimentação do seu filho, somente calorias vazias, que engordam e não entregam nenhum benefício ao organismo. Como grande parte dos industrializados, os salgadinhos são ricos em sódio e gorduras, que podem aumentar as chances de desenvolver colesterol alto e outros problemas cardiovasculares.
Sorvete
O doce é, sem dúvida, um dos favoritos dos pequenos, principalmente durante o verão. Contudo, o sorvete é composto basicamente por gordura e açúcares, ou seja, farol vermelho para o consumo excessivo desse alimento. Além da obesidade infantil, tomar muito sorvete pode aumentar as chances de doenças como o diabetes.
Frango empanado
Presença garantida no prato da criançada, os pedacinhos de frango empanado industrializados, popularmente conhecidos como nuggets, também estão na lista dos vilões da alimentação infantil. Feitos de carne processada, os nuggets podem ser saborosos, mas não oferecem ao seu filho a quantidade necessária de proteínas e nutrientes para se manter saudável. Se quiser oferecer o alimento de vez em quando às crianças, prefira prepará-lo no forno ao invés de fritá-lo.
Salsicha
Assim como os nuggets, a salsicha é feita de carne processada, que é pouco nutritiva. Mas o grande perigo desse alimento está nos compostos chamados nitritos e nitratos, que podem se converter em substâncias cancerígenas. Melhor evitar, não é mesmo?

Biscoitos recheados
O alimento, que é queridinho das crianças e uma opção bastante prática para a merenda escolar, também está na lista dos vilões da boa alimentação. Como grande parte dos industrializados, o biscoito recheado é altamente calórico e rico em gorduras saturadas, que são extremamente maléficas ao organismo. Por isso, o ideal é restringir o consumo desse snack e não deixar que seu filho devore um pacote por dia.
Macarrão instantâneo
Ao olhar o verso da embalagem de um macarrão instantâneo você verá que uma substância perigosa está presente em altas quantidades no alimento: o sódio. Em excesso, essa ele é responsável pelo aumento da pressão arterial e do surgimento de doenças cardiovasculares.
Batata frita
Quem consegue resistir a uma batata frita saborosa e crocante, não é mesmo? No entanto, essa delícia do fast food traz consigo um grande perigo para a saúde das crianças. Para fritar o alimento, é preciso submeter o óleo a altas temperaturas, fazendo com que ele se transforme em gorduras maléficas ao organismo. Ao ingerir a batata frita estamos ingerindo também essas gorduras. Uma forma muito mais saudável de consumir a batatinha é assada no forno ou em fritadeiras sem óleo.

Cereais matinais açucarados
Os cereais matinais são uma opção nutritiva e saudável para o café da manhã das crianças. No entanto, existem algumas versões do alimento que apresentam quantidades alarmantes de açúcar, superando os seus benefícios nutricionais, como as vitaminas e sais minerais. Por isso, busque opções mais naturais, sem corantes e pouco açucaradas.