mini:
O vídeo acima mostra uma cárie sendo removida e as imagens vão te impressionar.
É possível ver a dentista em ação removendo toda a parte preta do dente, fazendo com que ele se transforme em pouco tempo.
Como é um tratamento de cárie

As cáries são causadas por ácidos produzidos pelo conjunto de bactérias naturalmente presentes na boca que destroem o esmalte dos dentes. Sem tratamento, ela pode evoluir para inflamação da gengiva e a infecção pode resultar em perda total do dente.
O tratamento de cárie vai depender da gravidade do problema. Em estágios mais avançados, o dentista aplica anestesia local e usa brocas para remover todo o tecido destruído.

Uma vez realizada a limpeza, a região é preenchida em um procedimento conhecido como obturação.
Como evitar cáries
A higienização adequada dos dentes é a forma mais simples e eficiente de evitar o surgimento de cáries, começando pela escovação e nunca ignorando a importância do fio dental no processo.

Para escovar os dentes da maneira correta, faça movimentos circulares e sem imprimir força. Apenas a passagem da escova é capaz de retirar as placas bacterianas sem agredir a gengiva.
O ideal é repetir o processo 3 vezes por dia, 30 minutos depois das principais refeições para não prejudicar o esmalte dos dentes.

Passe o fio dental duas vezes ao dia, já que somente a escovação não é capaz de remover toda a sujeira que fica presa entre os dentes.
É essencial sempre usar uma parte limpa para cada novo dente, não transferido a sujeira de um lugar para o outro.
Cáries: causas e tratamentos
- 4 alimentos anticáries que você precisa comer para não sofrer com o problema
- Cáries e inflamação no canal dentário são graves e podem levar à morte: 6 cuidados
- Causa da cárie não é só doce: até alimento tido como saudável pode dar o problema