Várias doenças são transmissíveis pela boca, mas é seguro beijar mesmo assim. Por quê?

Durante um simples beijo na boca, aproximadamente 250 bactérias são trocadas entre um casal. Algumas delas, inclusive, são capazes de transmitir doenças. Ao saber deste fato, você pode ficar assustada ou até mesmo com medo. No entanto, é preciso ter noção também que, apesar de abrigar uma colônia de micro-organismos, a boca também é abrigo de anticorpos. Por isso, os riscos são minimizados e não é necessário se alarmar. Conheça algumas doenças que podem ser transmitidas pelo beijo e você nem imaginava:

Leia mais:
Manual do beijo
Beijo de cada signo
Beijo excita, queima calorias e revela detalhes do relacionamento

Bastante comum, o vírus da gripe é um dos mais fáceis a serem disseminados através de um contato próximo, como o beijo.

Inflamação na gengiva conhecida como gengivite afeta pessoas que não costumam dar muita atenção à saúde bucal e pode ser transmitida se houver troca de sangue durante o beijo.

Além do beijo, a cárie pode ser transmitida até mesmo no compartilhamento de talheres. Então, não é necessário entrar em pânico.

O vírus da hepatite se concentra mais no sangue e tem pouca presença na saliva. Ainda assim, pode ser transmitida por um beijo na boca.

Herpes labial não tem cura e costuma aparecer quando a pessoa está com imunidade baixa. Ainda não se sabe, exatamente, se ela pode ser passada de uma pessoa para outra através do beijo quando ela não está visível.

Febre, falta de ar, aumento no volume do baço são alguns dos sintomas da mononucleose, doença transmitida pela saliva que, por isso, também é chamada de “doença do beijo”.

Tuberculose é outra doença que também pode ser passada através de um beijo na boca.

Beijar muito pode ser incrível, mas a troca constante de parceiros aumenta as chances de contrair meningite, segundo pesquisadores.

Se você beijar uma pessoa contaminada com sífilis, ela pode transmitir a doença se tiver alguma ferida na boca. No entanto, os casos de contágio maquis comuns são mesmo através do contato sexual sem proteção.