Vacinação não é só para criança: há doses que devem ser tomadas dos 18 aos 90

por | dez 13, 2017 | Saúde

Campanhas de vacinação normalmente só são divulgadas quando existem surtos de determinadas doenças ou, claro, quando o foco são as crianças. Nem todo mundo sabe, mas não são somente os pequenos que precisam receber vacinas regularmente: há doses que devem ser tomadas dos 18 aos 90 anos.

Vacinas para adultos: quais são

iStock

Hepatite B: adultos que não receberam a vacina durante a infância ou não sabem se foram imunizados podem refazê-la em esquema de 3 doses.

Febre amarela: a vacina pode ser tomada por pessoas que vão viajar ou morar em regiões endêmicas em esquema de uma dose e um reforço.

Tríplice viral: quem não foi vacinado quando criança ou recebeu apenas uma dose da imunização deve tomar uma dose até os 49 anos para evitar sarampo, caxumba e rubéola. A segunda dose da tríplice viral na infância é a tetra viral.

shutterstock

Dupla adulto: a vacina é o reforço da pentavalente recebida na infância e deve ser recebida a cada 10 anos com o objetivo de evitar difteria e tétano.

Vacina da gripe: a dose contra a gripe comum e H1N1 é oferecida para idosos em campanhas nacionais, geralmente por volta do dia 20 de abril de cada ano.

Vacinas: tudo sobre elas