A partir desta segunda-feira (2), o Ministério da Saúde passa a oferecer a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) para os meninos com 12 ou 13 anos. Além de prevenir doenças nos homens, como câncer de pênis e ânus, a imunização tem ainda outro grande benefício. Veja a seguir onde encontrá-la e também por que é tão importante tomá-la.
Vacina contra HPV para meninos: por que é importante se vacinar?
A medida é importante não apenas porque, junto com o preservativo, a vacina protegerá esses meninos contra doenças causadas pelo HPV, como câncer de pênis, ânus e orofaringe, mas também porque haverá uma diminuição da transmissão do vírus entre as pessoas, reduzindo também doenças nas mulheres – os cânceres de vulva e colo do útero.
Quem vai poder tomar e onde encontrar
Além das meninas com idade entre 9 e 14 anos, os meninos com 12 ou 13 anos também poderão receber a vacina contra HPV a partir desta segunda-feira (2). A expectativa é que a faixa etária que recebe a vacina seja aumentada a fim de incluir, até 2020, meninos de 9, 10 e 11 anos.

A vacinação poderá ser solicitada em qualquer posto de vacinação da rede pública de saúde.
Esquema de vacinação
A vacina contra HPV quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, será dada em duas doses, com intervalo de 6 meses entre elas.
HPV: mitos e verdades
- HPV pode causar câncer de garganta?
- Pode ser transmitido ao bebê durante o parto?
- HPV sempre causa câncer de colo de útero?