null: nullpx
aliviar indigestão-Tasaudavel

Usos surpreendentes para bicarbonato de sódio

Publicado 30 Jun 2016 – 06:24 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Compartilhar

Os usos surpreendentes para o bicarbonato de sódio elevam este produto ao status multi tarefa. Se pode ser usado para a limpeza doméstica, sendo mesmo imbatível quando comparado com muitos produtos, para a saúde e beleza, é um grande aliado. Além de ser consistente quando se fala em resultados, tem a grande vantagem de ser um produto muito barato. Quem pensa que bicarbonato é bom mesmo somente para fazer o pão crescer, deve mudar seus conceitos.

Perfil medicinal e cosmético

Foram os antigos egípcios que descobriram todas as maravilhas desta substância. Naquela época era usado pelas mulheres como esfoliante para a pele, que servia, ainda, como anti fúngico, e antisséptico. Hoje em dia, se pode ser passado na louça para deixá-la branquinha e brilhante, também pode ser um ótimo remédio caseiro para curar dores de barriga.

Todavia, sua utilização como esfoliante ainda perdura. Coloque 1 colher de chá de bicarbonato de sódio para cada meia colher de sopa de mel e poderá renovar a pele de joelhos e cotovelos, bastando esfregar essa mistura por alguns instantes. Essa mesma receita pode ser usada para combater a acne, ou simplesmente para deixar a pele do rosto suave.

Pode ser usado com companheiro do creme dental para ajudar a dar um branco extra aos dentes. Ou, como base para um desodorante caseiro. Coloque 10 colheres de sopa de bicarbonato num frasco de vidro, e acrescente 10 gotas do óleo essencial que preferir. Agite bem, e aplique nas diariamente nas axilas. Verá que esta receita não perde em nada para os desodorantes comerciais.

Para retirar o excesso de toxinas, ou de químicos que permanecem nos fios, e couro cabeludo pelas tinturas, ou até mesmo xampus, nada melhor que o bicarbonato. Dissolva 1 colher de sopa em 1 copo de água morna, e passe pelos fios úmidos. Massageie o couro cabeludo por alguns instantes, e deixe agir por 5 minutos, antes de fazer o enxágue com água em abundância. Poderá repetir a aplicação 1 vez por mês, como uma espécie de manutenção para manter o cabelo saudável.

Entre outras inúmeras receitas caseiras que podem ser feitas com este produto, uma das mais famosas é para problemas estomacais. Refluxo, acidez, azia, gases e afins, podem ser facilmente resolvidos a ingestão de 1 colher de chá misturada em 1 copo de água morna. Os compostos do bicarbonato neutralizam o ácido que causa tais problemas, sendo realmente eficaz para este fim. Chamado pelos americanos de “magic powder” (pó mágico), é mesmo um produto indispensável para se ter na caixinha de primeiros socorros, ou no kit de produtos para os cuidados da beleza.

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse