O uso medicinal das sementes de funcho engloba desde combate a doenças respiratórias à melhora da digestão. Mais conhecido como tempero, tem ação efetiva como remédio natural fitoterápico. Funcho é rico em vitamina C, riboflavina, potássio e ferro. Pode ser usado como laxante suave. Para acelerar a digestão, ou melhorar a constipação, basta mastigar algumas sementes após as refeições principais.
Em forma de óleo essencial podem ser usadas como antisséptico, diurético, analgésico, anti-inflamatório, e descongestionante . Combate a flatulência, trata a gota, reduz a dor de inflamações, ou provocadas pelo período menstrual, e elimina fungos, como os causadores do pé de atleta. Entretanto, para que funcione no organismo humano, deve ser diluído em outro óleo, que pode ser o de amêndoas doces, de canela, de lavanda, de limão, de zimbro, ou de laranja.
As sementes são úteis para tratar casos de insolação. Deixe 1 colher de sopa de sementes mergulhadas em 1 copo de água durante a noite, coe, e acrescente 1 pitada de sal antes de beber na manhã seguinte.
A infusão é indicada para reduzir cólicas em bebes. Leve 1 litro de água para ferver, e adicione 1 colher de chá de sementes esmagadas. Deixe fervendo por 5 minutos, e espere esfriar. Sempre que recém nascido esteja com dores, basta dar um pouco desta infusão. Também é eficaz para aumentar a produção do leite materno. Ferva 2 colheres de sopa em meio litro de água. Depois de coar, acrescente mel a gosto. Deve-se beber de 2 a 3 xícaras de chá todos os dias.
Suas propriedades medicinais atuam como fortalecedoras do Sistema Respiratório. Não só ajuda a que se respire de maneira natural, como combate infecções. Acalma a tosse e limpa o muco dos pulmões. Deve-se beber 1 chá quente todas as noites antes de dormir.
Outro benefício é dedicado à saúde da pele. Rejuvenesce, e restaura o brilho natural. Também pode ser usado para limpar as toxinas da face. Coloque 1 colher de sopa para ferver em 1 litro de água. Quando bem quente, transfira para 1 recipiente. Providencie 1 toalha, e cubra a cabeça sobre o recipiente, de modo a receber o vapor. Repita 1 vez por semana para ter a face livre de impurezas.
Atenção porém, com a ingestão de grandes quantidades de sementes de funcho. É considerado tóxico para o organismo, e não pode ser utilizado durante a gravidez.