Unhas que ‘descascam’ podem indicar questões de saúde: saiba quando se preocupar

Embora possa ter uma relação com fatores corriqueiros, esse pode ser apenas um dos sintomas de algumas doenças

Ter as unhas bonitas vai muito além de uma questão estética. Afinal, mais do que mantê-las sempre cortadas e com a cutícula limpa e hidratada, é preciso ficar atento a outros detalhes. Ficar com a unha descascando, por exemplo, não é algo comum. Na verdade, essa alteração na textura pode apontar para fatores externos ou questões de saúde que merecem atenção. Entenda abaixo.

O que significa quando a unha está “descascando”?

(Crédito: kroshka__nastya/freepik)

Falar que a unha está descascando pode dar uma impressão de que, de fato, ela tenha uma casca para soltar quando, na verdade, isso costuma estar relacionado a uma separação ou descamação de laminas da placa ungueal (a parte visível da unha).

É importante dizer que existem diversos fatores que podem causar essa alteração na unha e que nem sempre é uma relação com alguma condição séria. Entre as causas cotidianas que podem provocar isso estão:

Para evitar esses fatores, opte por não lavar as mãos excessivamente e evite produtos agressivos. Use luvas na hora da faxina, tenha uma rotinha de cuidados com redução de agressões externas e hidratação, por exemplo.

Quando a unha descascando pode sinalizar um problema de saúde?

Ainda assim, esse pode ser um sintoma de algo mais sério. Por isso, se mesmo com os cuidados ou se você perceber outros sintomas, é importante buscar a ajuda médica pois, segundo o Medical News Today, a unha descamando pode ter relação com:

  • Deficiência de ferro ou anemia: costuma vir acompanhado de fraqueza, dor de cabeça, cansaço, mãos e pés frios, pele pálida e mudanças no apetite.
  • Desidratação: quando junto você sentir mais sede, olhos e boca secos, cansaço, tontura e apresentar urina escura.
  • Hipotireoidismo: junto, é possível que você apresente dificuldade de concentração, constipação, pressão alta, cansaço e ganho de peso.
  • Doença pulmonar: se junto você apresentar tosse persistente, falta de ar, chiado, produção de muco por tempo prolongado e dor no peito inexplicável.

Além disso, a descamação nas unhas pode ter relação com doenças dermatológicas ou sistêmicas, desnutrição ou deficiência de nutrientes.

Saúde