https://www.instagram.com/p/Bipyr_2HSYJ
O cantor e compositor Branco Mello, do Titãs, foi obrigado a se afastar dos palcos devido a um tumor na laringe. Segundo a assessoria de imprensa da banda, o músico deve ficar recluso por três meses para realizar o tratamento da condição, que foi descoberta recentemente.
Músico do Titãs tem tumor na laringe
https://www.instagram.com/p/Biru_lbnHPc
Joaquim Cláudio Corrêa de Mello Jr., cujo nome artístico é Branco Mello, deve retornar a tempo de participar da turnê de lançamento do DVD da ópera Doze Flores Amarelas. Enquanto isso, os demais integrantes da banda seguem cumprindo os shows agendados com auxílio de Lee Marcucci no lugar de Branco.
https://www.instagram.com/p/BjUpjrbh5Yq
Não foram divulgados detalhes do estado de saúde do baixista, assim como não foi confirmado se o tumor é benigno ou maligno.
Tumor na laringe: como afeta o corpo?

Segundo o oncologista Artur Ferreira, do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, o tumor é um desenvolvimento anormal de células que pode ser de cunho benigno ou maligno, sendo que o segundo pode ser mais grave por ter maior potencial de disseminação, comprometimento e disfunção em demais órgãos.
Como saber se é maligno ou benigno?
A diferenciação entre tumores benignos e malignos é feita por meio de avaliação clínica que inclui consulta médica, exame físico, de imagem e laboratorial, como a biópsia da lesão.
Sintomas
No caso da laringe, o tumor – benigno ou maligno – pode gerar sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, como tosse, rouquidão, dor de garganta persistente, dificuldade para deglutir e dificuldades respiratórias. Ainda pode ocorrer sensação de um corpo estranho no pescoço e presença de sangue na tosse.
“Especificamente falando de tumores malignos na região, podem ser notados também gânglios no pescoço e sinais diversos como tosse e dor óssea”, ressalta o médico.
Causas

Os fatores mais associados aos tumores de laringe são tabagismo e alcoolismo. Além disso, é possível ter câncer de garganta devido ao sexo oral com alguém que tenha o vírus HPV.
Tratamento
O tratamento de tumor da laringe dependerá do tipo e estágio da doença. Tumores benignos podem, em alguns casos, ser somente observados, mas, se estiveram causando sintomas importantes, retirados por cirurgia.
“Os tumores malignos, por sua vez, são tratados por meio de cirurgia, quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e a combinação destes recursos”, explica o oncologista Artur Ferreira.
Doenças na garganta
- 5 coisas que você faz que detonam a sua voz (intencionalmente ou não)
- Homem fratura garganta ao segurar espirro: como é possível?
- Rouquidão prolongada: o que pode causar o sintoma?