Normalmente, esta condição não é considerada grande coisa, mas os truques e remédios caseiros para livrar-se do excesso de arroto vão ajudar a eliminar este incômodo, que por vezes pode ser constrangedor. Ainda que a conotação seja “menos séria” quando o tema é arroto, sua frequência indica excesso de gás no sistema, e deve ser tratado.
O acúmulo de ar no estômago provoca uma pressão muito intensa, e o corpo livra-se dos gases através do arroto. Para evitá-los, o primeiro passo é diminuir de maneira drástica as bebidas gaseificadas, como os refrigerantes, que provocam uma situação explosiva no estômago. Vinho espumante e cerveja tem o mesmo efeito.
Para combater, passe a comer alimentos areados, como o omelete, chantilly ou suflê. Espere que as bebidas esfriem antes de tomá-las. Ao beber um café quente, por exemplo, engole-se grandes lufadas de ar que se armazenam no estômago.
Beber através do canudinho também provoca excesso de ar no interior do corpo, sendo que ocorre o mesmo com os fumantes, quando inalam o fumo.
Comer devagar, e com a boca fechada, e sem falar ao mesmo tempo em que se mastiga, também impede a entrada excessiva de ar na região estomacal.
Para impedir a frequência de arrotos, outra medida é o uso de roupas confortáveis. As apertadas impulsionam a saída de gases, e por vezes, isso pode ocorrer de forma involuntária.
Paralelo à essa práticas, tome cápsulas de gengibre antes das refeições. E quando houver um “ataque de arrotos sucessívos”, beba um pouco de chá de gengibre fresco, que o alívio será rápido.
As sementes de anis e o funcho, consumidos em forma de chá, também são eficazes. Comer um pouco de aipo é outra solução. Coma um pouco de aipo principalmente após o jantar.
Um remédio caseiro bastante popular contra o arroto é o chá de camomila. Beba o chá morno depois das refeições principais.