Truques e remédios naturais para deixar de roer as unhas

Os truques e remédios naturais para deixar de roer as unhas vão ajudá-lo a dar um fim a este hábito nervoso. Nem sempre trata-se somente de roer as unhas, mas também de morder a cutícula, e o tecido ao redor da unha.

O termo médico para esta condição é onicofagia.

Eliminar esse hábito é muito difícil, considerando que a maioria das pessoas sequer percebe quando leva o dedo à boca, que pode ser por ansiedade, tédio, ou simples costume. Um dado curioso, é que esta mania se reduz depois que o indivíduo ultrapassa 30 anos de idade.

O ato de roer a unha é desencadeado pelo estresse, por ansiedade, ou por insegurança. Também há registros de casos hereditários. Ou por comportamento compulsivo, e neste caso, o tratamento deve ser feito através de terapia comportamental.

Para identificar qual é a origem, providencie uma agenda, ou caderno, e comece a anotar todas as situações e locais em que roeu as unhas, e também os horários.

Com o passar do tempo, baseando-se nas informações escritas, poderá identificar os sinais, e passar a ter auto controle para banir este hábito.

Os perigos desta condição são inúmeros. Levar à boca o dedo que tenha estado em contato com uma superfície contaminada, pode fazer com que contraia doenças graves. E se costuma morder a cutícula até ao sangramento, está abrindo uma porta para que fungos e bactérias contaminem o seu corpo.

A nível estético, o morder no estágio já crônico afeta o crescimento das unhas, que também ficam deformadas. Os problemas afetam também aos dentes, que tendem a ficar deformados, e às gengivas, que terminam lesionadas. E se engole as lascas de unha, tem sérias chances de desenvolver uma doença estomacal.

Um dos truques para batalhar contra, é distrair a mente fazendo uma substituição do hábito. Sempre que sentir vontade de roer a unha, comece a m astigar uma goma de mascar sem açúcar, ou a chupar um pirulito. Apertar uma bola anti estresse também é eficaz, e se estiver sem nada disso ao alcance, agarre uma superfície, ou um objeto, firmemente, até que a vontade passe.

Nestes momentos, tenha controle sobre seus pensamentos, buscando lembranças de situações que o façam sentir-se bem, ou pense em algo que exija sua atenção. Fazer contas matemáticas simples, como 2 + 2 = 4, mantendo uma sequência rápida, também funciona.

Enquanto busca a cura para a onicofagia, busque fazer exercícios de respiração sempre que sentir-se estressado, ou nervoso.

Durante o tempo que estiver em casa, use luvas. Ou passe suco de limão, rodelas de cebola, ou de alho, na ponta dos dedos. Ou dissolva cacau em pó em água morna, e passe nas unhas. Esfregar pedaços de giló cozido na ponta dos dedos é outra alternativa.

O tratamento através da hipnoterapia tem se mostrado eficaz na cura desta condição.