Truque simples promete acabar com dor nos pés ao usar salto. Médico diz se funciona

Poucas são as mulheres que não se queixam de dor no pé ao usar salto alto. Como solução, muitas delas estão deixando os sapatos altos de lado para apostar em libertadoras rasteirinhas e sapatilhas. Mas para aquelas que não abrem mão de anabelas, plataformas, agulhas e companhia, um truque muito simples promete aliviar o desconforto nos pés. Conheça a seguir e veja o que o especialista tem a dizer.

Leia também
10 medidas para usar salto sem sofrer
Salto alto e estresse são alguns dos maiores vilões da coluna
Nem todo salto é inimigo; veja mitos e verdades sobre dor nas costa
s

Truque para aliviar a dor nos pés 

Publicado inicialmente pelo blog Blovver, o método consiste unicamente em unir o terceiro e o quarto dedo do pé com um esparadrapo poroso.

Segundo as adeptas do truque, há um nervo que corre pela planta de pé e se divide justamente entre esses dois dedos e, ao uni-los, acaba a pressão sobre o nervo e, consequentemente, com a dor.

O que diz o especialista

Para o ortopedista Rogério Vidal, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o truque não é eficaz para reduzir a pressão sobre os nervos que passam pela sola do pé e tampouco a explicação científica faz sentido. Em casos como esse, apenas palmilhas – com as características específicas recomendadas pelo profissional de saúde capacitado – são capazes de redistribuir o peso e aliviar a pressão.

O especialista alerta ainda para o uso frequente e prolongado de sapatos muito altos e com bico fino, cuja compressão pode causar o Neuroma de Morton, uma espécie de tumor benigno formado no nervo do pé que gera dor, formigamento e a sensação de que há uma pedra dentro do sapato.