Acabar com varizes é o desejo de muitas mulheres que se incomodam com a estética e sofrem com a dor e o cansaço inerentes a essas veias tortuosas. Já foi-se o tempo em que a cirurgia era a única opção de tratamento: atualmente, há uma gama de procedimentos disponíveis.
O que são varizes?
Segundo a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, varizes são veias cujo funcionamento para de tal modo que o sangue deixa de circular. Com isso, há aumento da pressão arterial e a parede do vaso se torna dilatada e tortuosa.
Seus sintomas iniciais incluem retenção de líquido e cansaço nos membros inferiores. Com o passar do tempo, podem surgir mudanças de coloração na pele, inchaço persistente e até mesmo feridas.
Como se formam?
Uma das principais causas da varizes é o envelhecimento, o qual reduz a elasticidade das veias e enfraquece suas válvulas.
Outra possível origem é a gravidez, que aumenta o volume de sangue no corpo e muda a circulação para suportar o feto. Essa pressão, somada à ação hormonal, pode gerar o problema nas pernas.
Além disso, a tendência genética aumenta o risco de varizes.
Como tratar?
Atualmente, existem diversos produtos que prometem curar varizes em casa, mas a angiologista Aline Lamaita recomenda buscar auxílio médico para que sejam indicados métodos certeiros para evitar a progressão do problema.
Veja algumas das mais recorrentes opções de cuidados:
Atadura e meia de compressão

As ataduras e meias de compressão reforçam os membros, bombeiam o sangue e aumentam a circulação nas veias, o que dá fim à sensação de perna cansada.
Seu uso é recomendado para todos os portadores de doenças circulatórias e mais especificamente aos pacientes que não podem fazer outros tipos de tratamento por risco cirúrgico elevado, como idosos.
Exercícios e perda de peso
A musculatura da panturrilha é responsável por bombear o sangue nos membros inferiores. Portanto, qualquer atividade física que fortaleça essa região terá potencial de melhorar a circulação.
Assim, tal ação é indicada para pessoas que desejam prevenir ou diminuir a evolução natural da doença.
Cirurgia

A cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita explica que a realização da cirurgia convencional foi reduzida com a chegada das novas tecnologias.
“Atualmente, a cirurgia só é feita em casos específicos, como em quem tem contraindicação para tratamentos que usam energia térmica ou pessoas com varizes superficiais”, explica.
No procedimento, a veia adoentada é retirada por meio de um aparelho inserido em um corte no tornozelo e outro na virilha.
Escleroterapia
A escleroterapia é indicada para pacientes com vasinhos que não representam comprometimento funcional, somente estético.
O procedimento consiste na inserção de substâncias, por meio de uma agulha fina, que fecham o vaso.
Flebectomia
Flebectomia é uma microcirurgia que visa tratar varizes graves e que não respondem a outros tratamentos. O procedimento baseia-se na retirada da veia doente por meio de um pequeno corte na pele.
Após a realização, é indicado repouso de ao menos três dias.
Laser
Um meio de tratar varizes de forma minimamente invasiva é o laser, que não necessita de cortes ou agulhas.
Por meio de uma máquina, é emitida uma grande quantia de luz com o intuito de inutilizar as veias doentes.
Essa opção é válida para varizes em vasos superficiais.
Termoablação
Termoablação é um tratamento que visa queimar a veia de dentro para fora e, atualmente, substitui a cirurgia de retirada da safena.
O paciente recebe anestesia local e, por meio de uma punção, é inserida uma fibra na safena que é conectada a um gerador de energia que a queima. Ao fim, ele pode ir para casa sem a necessidade de repouso.
A termoablação é indicada para pessoas com veias varicosas graves e que alteram o fluxo sanguíneo.
Tratamento para varizes com espuma
Já a espuma densa pode ser usada em varizes graves, vasinhos e até mesmo na veia safena.
O produto é composto por polidocanol, uma substância que vira uma espuma em contato com o ar. Ao ser inserido na veia, o material se expande e afasta o sangue, o que permite que a veia seque.
Segundo a médica Aline Lamaita, a espuma densa fornece ótimos resultados, mas ainda apresenta uma taxa de pigmentação alta.
Cuidados contra varizes
- 4 tipos de varizes que são perigosos para sua saúde
- Cruzar as pernas dá varizes? Veja mitos e dicas de prevenção
- Essas marquinhas roxas na sua perna são varizes ou vasinhos?