Células cancerosas podem se espalhar para outras partes do corpo através do sangue, é o que chamam de metástase. Mas um novo tratamento com laser contra o câncer de pele, desenvolvido pelo centro de nanomedicina da Universidade de Arkansas para Ciências Médicas, pode revolucionar o tratamento contra a doença ao encontrar e eliminar as células tumorais do lado de fora da pele.
Tratamento a laser contra o câncer
O laser, segundo artigo publicado na revista Science Translational Medicine, é até mil vezes mais sensível que os métodos atuais usados para detectar células tumorais no sangue e conta com uma tecnologia que, além de facilitar e agilizar o diagnóstico, pode inibir significativamente a progressão da metástase.
A técnica é não-invasiva, ou seja, todo o procedimento é feito do lado de fora do corpo do paciente. Batizada de Citofone, a tecnologia usa pulsos de luz laser na parte externa da pele para aquecer as células melanoma – e não células saudáveis - porque essas células carregam um pigmento escuro chamado melanina, que absorve a luz.
Os pesquisadores testaram a tecnologia em 28 pacientes de pele clara que tinham melanoma e em 19 voluntários saudáveis que não tinham melanoma. Eles apontaram o laser para as mãos dos pacientes e descobriram que dentro de 10 segundos a 60 minutos, já era possível identificar células tumorais circulantes.
De acordo com os estudiosos, o dispositivo não retornou nenhum falso positivo nos voluntários saudáveis, e não causou efeitos colaterais. A equipe também descobriu que após o tratamento, os pacientes com câncer tinham menos células tumorais circulantes.
Usamos uma energia relativamente baixa, com o objetivo principal de diagnosticar, em vez de tratar o câncer, disse Vladimir Zharov, líder do trabalho científico. No entanto, mesmo com essa baixa energia, o raio laser parecia capaz de destruir as células cancerígenas, afirmou o especialista. O tratamento ainda está em fase de testes.
Tratamentos contra o câncer
- Tratamento praticamente zera câncer em testes e pode ser alternativa barata
- Médicos dos EUA devem mudar forma como tratam o câncer de colo de útero
- Nova terapia contra câncer pode revolucionar modo como tratamos a doença