A compulsão alimentar é um daqueles transtornos de saúde que se confundem com maus hábitos e te fazem acreditar ser capaz de reverter a situação quando quiser, provavelmente na próxima segunda-feira, dia de começar a dieta. Mas o problema não e tão simples assim e a atriz Thaila Ayala sabe bem disso. Em entrevista ao site de celebridades Ego, ela confessou conviver com esse transtorno alimentar há anos.
Thaila Ayala tem compulsão alimentar
Ao site Ego, Thaila disse que há muitos anos convive com a compulsão alimentar e já chegou a tratar o problema com terapia: “Desconto tudo na comida, aí depois fico com indigestão, passando mal. Hoje em dia estou mais controlada, mas continuo com aquela coisa obsessiva porque amo comer. Só não sou tão doente como já fui”.
Ainda de acordo com a reportagem, Thaila está fazendo uma sofrida dieta restritiva, iniciada depois que ela soube que seu organismo não aceita bem certas comidas: “Descobri que tenho intolerância a alguns alimentos, como camarão, shoyu, fermento. Aí estou numa [dieta] em que corto esses alimentos”.
https://www.instagram.com/thailaayala/?hl=pt-br
Compulsão alimentar: o que é?
Tecnicamente conhecida como Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), a compulsão alimentar é caracterizada por episódios recorrentes de ingestão de uma grande quantidade de comida em pouco tempo sem que haja fome para isso, levando a mal-estar e sentimentos de culpa e vergonha. Geralmente a compulsão acontece ao menos uma vez por semana.
Riscos para a saúde
Não é comum que a pessoa com TCAP seja magra, como é o caso de Thaila Ayala. De acordo com informações da The National Eating Disorders Association, organização norte-americana para prevenção e tratamento dos transtornos alimentares, cerca de dois terços das pessoas com a compulsão têm obesidade.
O sobrepeso e a obesidade são responsáveis por uma série de consequências para o corpo:
- Hipertensão arterial
- Colesterol alto
- Doenças cardíacas
- Diabetes tipo 2
- Fadiga
- Doenças articulares
- Apneia do sono
Mas também pode haver consequências psicológicas, como maior risco de ter depressão e ansiedade.
Tratamento para compulsão alimentar
O tratamento da TCAP é baseado em psicoterapia, que pode ser comportamental, psicanalítica ou que siga qualquer outra linha do pensamento psicológico. A consulta ao psiquiatra também é recomendada e pode ajudar a entender a compulsão alimentar de uma forma mais ampla, indicando suas causas, por exemplo. Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de medicação em conjunto com as visitas ao psicólogo.
Métodos alternativos, como acupuntura, meditação, homeopatia e terapias corporais também podem ajudar no manejo do transtorno.
Compulsão alimentar tem cura?
Quando o assunto é compulsão alimentar, não se fala em cura, mas em tratamento e em um desvencilhamento cada vez maior da doença.
Um estudo realizado na Universidade de Munique, na Alemanha, mostrou o seguinte padrão de recuperação em pessoas que tiveram TCAP: melhora substancial durante a terapia, piora mínima nos três anos após o fim do tratamento e melhora e estabilização em 4, 5, e 6 anos após o fim do tratamento.