Trabalhar com computador e manter a saúde dos olhos

por | jun 30, 2016 | Saúde

Trabalhar com computador e manter a saúde dos olhos chega a ser um desafio, ainda mais para aqueles que precisam passar mais de 12 horas à frente da tela. Considerando que grande parte do horário de descanso também é dedicado ao espaço virtual, não a há saúde ocular que suporte!

Os sintomas de que os problemas estão começando incluem tontura, olhos com irritação, inchaço, ou lacrimejantes. Já que viver sem esta máquina é praticamente impossível nos dias de hoje, pode-se contornar os efeitos nocivos seguindo algumas dicas e usando remédios naturais e algumas técnicas.

Ajustes necessários

Poderá começar dedicando algum tempo ao seu espaço de trabalho, deixando-o o mais confortável possível. A luz ambiente deverá sempre sobrepor a iluminação vinda da tela. O monitor deve estar posicionado um pouco abaixo da linha horizontal dos seus olhos, de maneira que a luz não reflita diretamente nos seus olhos. Cuidado para não deixar muito baixo também, para não ser obrigado a manter o pescoço curvado todo o tempo.

É de suma importância fazer uma pausa para a sua visão. A cada meia, ou 1 hora, saia de frente do computador. Se não for possível, busque olhar objetos à volta, a curta distância, para relaxar os olhos.

Técnicas e remédios caseiros

Ou pratique um pouco de palming. Trata-se de uma técnica de ioga que refresca a vista e relaxa os nervos oculares. Friccione as palmas das mãos até que fiquem mornas. Em seguida, deixe-as sobre os olhos por 30 segundos.

Uma das razões que leva a irritação ou vermelhidão dos olhos quando se está a frente do computador é o esquecimento de piscar. Piscar lubrifica os olhos, e deve ser frequente. Mantenha isso em mente.

Se é utilizador assíduo do computador, a recomendação é reforçar a saúde dos olhos. Um suco de cenoura pelo menos 3 vezes por semana poderá reforçar as defesas do corpo.

Se entretanto, já sofre com os sintomas, uma boa alternativa é o uso de um colírio. Além de manter a umidade dos olhos, vão aliviar as irritações. Faça seu próprio colírio, e use sempre que necessário. Para saber a receita caseira, CLIQUE AQUI.