Cólica, irritação, choro fácil ou vontade de comer o que aparecer pela frente: com qual intensidade você tem esses sintomas da TPM? Se sua resposta for de moderada a forte, você tem mais chances de ter uma doença específica quando estiver mais velha. Quem diz é um novo estudo. Confira a seguir.
Leia também
6 alimentos para evitar na TPM que pioram inchaço, dores nos seios e de cabeça
TPM: Irritação, inchaço, gula e mais sintomas RESOLVIDOS com 3 fórmulas naturais
Linhaça pode ser boa opção para combater TPM e menopausa
Tensão pré-menstrual: consequências para saúde
Pesquisadores da Institute for Women’s Health, nos Estados Unidos, acompanharam 1.260 mulheres com TPM de moderada a severa e outras 2.400 mulheres com TPM mais amena. Apesar de não conseguirem encontrar qual a causa desta associação, os responsáveis pelo estudo detectaram que as mulheres com TPM mais forte tinham 40% mais chance de ter pressão alta mais tarde na vida. A ligação foi mais forte em mulheres com menos de 40 anos.
A TPM de moderada a forte só não elevou as chances de hipertensão arterial entre mulheres que tomavam altas doses das vitaminas tiamina e riboflavina – estudos recentes mostram que elas têm efeito preventivo em relação à hipertensão.
Como amenizar a TPM

Tome um banho quente ou use uma bolsa de água quente: o calor ajuda a relaxar os músculos da região pélvica.

A acupuntura pode ajudar no controle da produção hormonal e amenizar os diversos sintomas da TPM.

Consuma carboidratos complexos, como frutas, verduras e legumes, para manter a glicemia estável e driblar a loucura por açúcar.

Em alguns casos, a pílula anticoncepcional ajuda na regulação hormonal e ameniza a TPM. Converse com seu ginecologista.

Se a irritação for muito grande, vale procurar uma prática tranquilizante, como a ioga, ou mesmo conversar com seu médico sobre uma terapia e o uso de medicamentos leves e fitoterápicos calmantes.