A maior parte das mulheres já sentiu, pelo menos uma vez, algum dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Os mais comuns são cólica, dor de cabeça e irritabilidade, mas, na verdade, existem vários outros (mais de 200, estima-se), e eles muitas vezes nem são relacionadas à aproximação da menstruação.
Tipos de TPM são 5
Como os sintomas são muito variáveis, a TPM foi classificada em tipos, sendo cada um deles diferenciado por sintomas característicos.
TPM tipo A: tem a ansiedade como o seu principal sintoma.
TPM tipo C: provoca aumento na compulsão por doces, alimentos calóricos e gordurosos.
TPM tipo D: deixa a mulher depressiva.
TPM tipo H: provoca retenção de líquido e inchaço.
TPM tipo O: reúne todos os outros sintomas pré-menstruais e manifestações atípicas, como cólicas e enjoos.
De acordo com o ginecologista da empresa de pesquisa e biotecnologia Criogênesis Renato de Oliveira, a maioria das mulheres sente sintomas de mais de um tipo de TPM.
O que fazer para aliviar?
Anticoncepcional
Oliveira afirma que os anticoncepcionais costumam ser usados no tratamento mais severos. “Como os sintomas surgem devido a variações hormonais, os anticoncepcionais podem ser usados em todos os casos, desde que sejam indicados por um médico”, comenta.
A indicação médica é necessária porque trata-se de um medicamento que pode apresentar riscos e efeitos colaterais. Além disso, existem os mais indicados para cada um dos problemas relatados ao profissional.
Outro ponto importante é que, às vezes, um desconforto que é visto como característico da TPM nem sempre está relacionado a ela. Por exemplo, a diarreia antes da menstruação pode ser um indicativo de endometriose.
Em casos graves de TPM tipo D, até a prescrição de antidepressivos pode ser necessária.
Atividade física
O ginecologista ainda ressalta que é muito importante praticar atividade física regularmente, já que isso também ajuda a amenizar a TPM, independente do tipo.
“Os exercícios diminuem a retenção de líquido, aumentam a serotonina, deixam o corpo mais relaxado, diminuem a ansiedade, a depressão, etc.”, lista.
Alimentação leve
Na hora das refeições, é importante buscar alimentos mais leves e que tenham substâncias antioxidantes, como legumes e frutas, porque ajudam a diminuir o estresse oxidativo e fazem com que o organismo funcione melhor.
Apesar de, segundo o ginecologista, ainda não existirem estudos consistentes que indicam quais são os melhores alimentos para cada tipo de TPM, vale observar e evitar aqueles que você nota que pioram seu quadro.
Por exemplo, se o seu problema é o inchaço, o ideal é diminuir a ingestão de sal e evitar alimentos industrializados ou muito condimentados.
TPM começa quantos dias antes da menstruação?
Assim como os sintomas, o período em que a TPM afeta a mulher também varia caso a caso.
De acordo o ginecologista, algumas já começam a sentir os desconfortos dez dias antes da menstruação,enquanto outras só manifestam os sinais faltando apenas um ou dois dias. Tem ainda quem continue sentindo os efeitos das alterações hormonais durante o período e até um pouco depois.