Apesar de normalmente associada a uma gripe que não foi devidamente curada, condições climáticas ou mesmo alergias, a tosse seca, ou seja, aquela que costuma ser mais insistente e não é acompanhada de catarro, pode não ser sinal de comprometimento das vias aéreas, mas sim de uma doença comum que afeta o estômago: o refluxo.
Tosse seca pode ser sintoma de refluxo
Os sintomas mais comuns de refluxo são azia, queimação na região do estômago e desconforto gástrico, mas outros sinais aparentemente inimagináveis, como as crises de tosses, também podem indicar que uma pessoa sofre com o problema.

O refluxo normalmente provoca tosse seca após o consumo excessivo de comidas ácidas ou apimentadas. Nestes casos o uso de um medicamento protetor gástrico, com orientação médica, e o controle alimentar já são capazes de evitar e combater a crise de tosse.
Outras maneiras de evitar o refluxo gástrico são: diminuir o consumo de alimentos gordurosos e bebidas como como café, chá e vinho, que causam o retorno do conteúdo estomacal ao esôfago, além de evitar comer demais e se deitar logo depois das refeições, hábito que também aumenta as chances de incidência do problema.
Saúde e bem-estar
- Sem tempo (ou dinheiro) para viajar? Meditar pode ser melhor que tirar férias
- Ardência no nariz: o que pode ser? Como aliviar a sensação?
- O que acontece com seu corpo se passa mais de 10 horas por dia sentado?