Os tônicos capilares são produtos que têm como objetivo estimular o crescimento do fio por meio de um processo de oxigenação do couro cabelo e dilatação dos poros capilares. Para quem procura por tratamentos naturais para o cabelo, existem algumas plantas poderosas capazes de tornar os fios mais saudáveis.
Leia também:
Maçã é aliada contra calvície e queda de cabelo
Cassis rejuvesnesce e faz bem para o cabelo
Água de arroz contra queda e desbotamento do cabelo
Como fazer tônico capilar natural
A combinação entre algumas frutas e plantas pode resultar em tonificantes bastante eficientes para quem quer fazer o cabelo crescer. Confira:
Vinagre de maçã
O pH do vinagre de maçã é mais baixo, portanto mais ácido, que o do cabelo. Isso faz com que o líquido feche as cutículas dos fios, o que fará com que eles fiquem “selados” e segurem melhor a água e os nutrientes e, assim, fiquem mais hidratados.
Louro
O louro, além de ser um estimulante natural, destaca-se por sua capacidade de restaurar os fios. Sua contribuição como tônico decorre de seu efeito na vivacidade do cabelo, já que ele devolve seu brilho natural.
Eucalipto
Cicatrizante e antisséptico, o eucalipto é importante por estimular a circulação e melhorar o fluxo sanguíneo. Isso ajuda a eliminar o excesso de óleo produzido no couro cabeludo – útil também para tratar caspa e espinhas nessa região. Além disso, quando o sangue circula corretamente, mais nutrientes chegam aos folículos capilares, o que estimula seu crescimento e resistência.
Como preparar
Em um copo de vidro, coloque três folhas de louro e três de eucalipto. Adicione água filtrada e ferva por cinco minutos. Em seguida, apague o fogo e abafe o copo. Quando esfriar, retire as folhas e acrescente 100 ml de vinagre de maçã.
Como usar
Após lavar os cabelos com shampoo, retire o excesso de umidade com uma toalha e borrife o tônico em toda a cabeça. Massageie o couro cabeludo e deixe secar naturalmente.