Queijo feito a partir da soja, o tofu não serve apenas de ingrediente para o missoshiru – comida típica japonesa. O alimento, que está cada vez mais acessível economicamente é rica fonte de proteína de origem vegetal e ainda combate os efeitos da TPM e da menopausa.
Veja também:
Soja contra o colesterol
Extrato de soja
Benefícios da soja preta
Benefícios do tofu
Queijo vegetal saboroso, o tofu é rico em cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B e ainda é pouco calórico – 100 gramas tem, em média, 70 calorias. Além disso, o tofu é uma fonte de proteína tão boa quanto à carne vermelha – de 100 gramas de tofu, 12% é proteína, enquanto a quantidade n a mesma medida de carne vermelha é de 16% a 20%.
Além de ser pouco calórico, o queijo de soja contém menos gordura que a ricota, queijo de origem animal que menos possui gorduras.
Por ser feito de soja, o tofu ainda carrega as substâncias benéficas da soja, como a isoflavona, nutriente que regula a produção hormonal e combate os efeitos da TPM e da menopausa.
Indicado para pessoas intolerantes a lactose ou que não comem alimentos de origem animal, o queijo de soja também pode servir de ingredientes para diversas receitas. Entre elas: patês, maioneses caseiras, pudins, mousses ou sorvetes. A facilidade de utilizá-lo na cozinha está diretamente relacionada ao seu sabor, que é leve e não altera o gosto dos outros ingredientes.