A FDA (Food and Drug Administration), agência de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, emitiu no dia 14 de abril de 2022 uma autorização de uso emergencial para um teste de Covid-19 capaz de detectar infecções por coronavírus por meio do hálito dos pacientes.
Desenvolvido pela empresa InspectIR Systems, o “bafômetro da Covid-19” é um teste rápido que garante resultados em menos de 3 minutos. O dispositivo, no entanto, não se destina ao uso doméstico.
O teste foi avaliado em um estudo com 2.409 voluntários, incluindo pessoas com e sem sintomas de Covid-19, e identificou com precisão 91,2% das amostras positivas e 99,3% das amostras negativas.
Como funciona o teste de Covid-19 por hálito
O bafômetro usa uma técnica para separar e identificar misturas químicas e detectar rapidamente cinco compostos orgânicos voláteis (COVs) associados à infecção por SARS-CoV-2 na respiração exalada.
Quando detecta a presença de marcadores de SARS-CoV-2, um resultado de teste positivo presuntivo (não-confirmado) é retornado e deve ser confirmado com um teste molecular.
Os resultados negativos devem ser considerados no contexto de exposições recentes de um paciente, histórico e presença de sintomas clínicos consistentes com a doença, pois não descartam a infecção e não devem ser usados como base única para decisões de tratamento ou gerenciamento de pacientes, incluindo decisões de controle de infecção.
Na prática, basta sentar-se diante do bocal ligado ao maquinário que executará o teste e soprar por cerca de 10 segundos.
Além disso, em entrevista ao site WebMD, William Schaffner, professor de medicina do Vanderbilt University Medical Center, em Nashville, explicou que o bafômetro não é um teste caseiro porque é necessário um técnico treinado e capacitado para executar o teste e interpretar os resultados.
Além disso, a capacidade do bafômetro é limitada, já que cada sistema de teste pode avaliar 160 amostras de respiração por dia. É mais provável que o bafômetro da Covid-19 seja usado em um consultório ou clínica médica, afirmou o especialista.
A empresa que desenvolveu o teste de Covid-19 por hálito ainda não detalhou sobre os custos e a disponibilidade do bafômetro para consultórios ou locais de teste móveis.
Covid-19
Covid longa: o que já se sabe sobre a síndrome que 20% das pessoas têm
Casos de demência e a pandemia de Covid-19: como estes fatores se relacionam?