Na hora de recorrer à acupuntura como terapia, uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no corpo, a final, as pessoas dificilmente gostam de serem espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e você sempre pode falar com o acupunturista para que assim seja.
Mas se você ainda acredita que a acupuntura per se não é o seu papo, mas ainda confia no sistema de curação por meio da estimulação de pontos do organismo, a terapia coreana Su Jok pode ser uma alternativa muito interessante para considerar.
Esta terapia alternativa originou-se recentemente, e foi desenvolvida pelo professor sul-coreano Park Jae Woo, quem é reconhecido por ter sido o fundador da meditação do sorriso, entre outras terapias alternativas. A Su Jok, também da sua autoria, dispensa o uso de agulhas, mas conserva o mesmo sistema de meridianos.
Assemelhando-se mais com a acupressão que à acupuntura, a terapia Su Jok têm mais raizame na primeira do que na segunda. Consiste em estimular com os dedos alguns pontos do nosso organismo, baixo uma série de lineamentos gerais e sem a necessidade de ter um conhecimento profundo.
Aliás, para praticar o Su Jok não é necessário ser um experto, e conhecendo simplesmente os puntos básicos que debemos estimular já podemos experimentar seus benefícios sem ser profissionais. É uma terapia que está ao alcance de todos, e não usa agulhas.