Terapia com velas quentes: como fazer

por | abr 15, 2014 | Saúde

As massagens terapêuticas são práticas comuns para tratamento alternativo de uma série de doenças, incômodos e podem ser utilizadas até mesmo como tratamento estético natural. Para potencializar o efeito das massagens, são acrescentados elementos que agem diretamente em áreas diferentes do corpo e que produzem resultados específicos.

Leia também:
Benefícios da argila bentonita
M
edicina tibetana: terapia para corpo e mente
O
ligoterapia: o que é e como funciona

Uma das técnicas de massagem é a terapia com velas quentes – chamadas também de candelles. O objetivo dessa prática é utilizar o calor para promover a penetração dos princípios ativos presentes na vela, além de contribuir também para o relaxamento físico e mental por meio da aromaterapia.

Os princípios ativos das velas variam de acordo com sua composição e são provenientes de manteigas, vitaminas e óleos essenciais. Para a obtenção de resultados específicos, são utilizados oligoelementos – substâncias como minerais, metais e aminoácidos presentes no corpo humano, fundamentais para equilibrar o organismo e responsáveis pela catalisação de reações celulares.

Oligoementos para terapia com candelles

Alumínio e magnésio

A combinação entre esses compostos são utilizadas para devolver a jovialidade da pele e estimular a firmeza e elasticidade da epiderme.

Cromo

Quem sofre com ansiedade, pode acrescentar esse elemento à terapia com as velas. Além de ajudar a controlar o nervosismo e a angústia, o cromo ajuda ainda a eliminar gorduras localizadas.

Silício

Se o problema está no ressecamento da pele, o silício é o oligoelemento indicado para reter a hidratação do tecido. Além disso, o silício é um estimulante para a produção de melatonina, o que resulta em um efeito de bronzeado prolongado.

Como fazer

Antes de aplicar o produto, será necessário acender o pavio e esperar até que o creme fique líquido. Em seguida, você deve apagar a vela, adicionar gotas dos oligoelementos e passar a mistura ainda morna pelo corpo. “Isso promove a termogênese, uma maneira diferente de expulsar calorias, favorecendo a queima de gordura acumulada nas células”, explica a bioquímica e terapeuta Heloisa Bernardes, em seu livro Joias Raras da Saúde.

Serviço

Livro: Joias Raras da Saúde
Autora: Heloisa Bernardes
Editora Planeta do Brasil
176 páginas
Preço: R$ 24,90