Ter mãos e pés frios nem sempre é normal: médico alerta para 7 possíveis causas

Sensação de mãos e pés frios mesmo sem queda na temperatura pode parecer algo passageiro e banal, mas suas extremidades estão constantemente geladas talvez seja válido procurar um médico e realizar exames, pois a condição pode ser causada por problemas de saúde.

Mãos e pés frios: o que pode ser?

ShutterStock

Em seu canal no YouTube, o médico vascular e ortomolecular Dr. Dayan Siebra lista 7 possíveis causas para mãos e pés frios que merecem ser investigadas:

1. Doença de Raynaud: a condição, mais comum entre mulheres, ocorre quando artérias menores que fornecem sangue para a pele se contraem de maneira excessiva diante do frio, limitando assim o fornecimento de sangue para a área afetada, normalmente mãos e pés. A doença reumatológica geralmente não exige tratamento, mas sim cuidados simples, como se agasalhar e proteger as extremidades do corpo com luvas e meias.

2. Hipotireoidismo: a doença é caracterizada pelo mau funcionamento da tireoide, glândula localizada na região do pescoço e responsável pela regulação do metabolismo. A incapacidade da tireoide de produzir hormônios suficientes pode provocar, além de frio nos pés e nas mãos, sintomas como cansaço excessivo, ganho de peso, entre outros.

iStock

3. Anemia: a falta de glóbulos vermelhos no sangue causada pela deficiência de ferro no organismo também pode atrapalhar a circulação e deixar mãos e pés gelados com frequência.

4. Diabetes: alguns pacientes diabéticos podem apresentar a neuropatia diabética periférica, condição que provoca frio nas mãos e nos pés, além de dores, dormência e formigamento.

5. Tabagismo: fumar provoca problemas de circulação, deixa os vasos sanguíneos mais estreitos, favorece formação de coágulos e, consequentemente, também pode fazer com que as mãos e os pés fiquem gelados com frequência.

6. Ansiedade: em momentos de ansiedade, o fluxo sanguíneo é afastado das extremidades do corpo, como mãos e pés, e direcionado para órgãos maiores e considerados “mais importantes” pelo organismo, como uma medida natural de proteção. Desta forma, o coração e outros órgãos essenciais para a sobrevivência são priorizados pela circulação, fazendo com que as mãos fiquem mais geladas.

7. Problemas circulatórios: condições que comprometem a distribuição do sangue pelo corpo também podem causar diversos problemas de saúde, dos mais graves aos mais simples, como sensação de frio nas extremidades.

Sintomas e significados