Técnica de “congelar” o câncer elimina tumor de próstata em 82% dos pacientes em estudo

A técnica da crioablação, que congela e destrói áreas afetadas por tumores, se mostrou eficaz no tratamento do câncer de próstata, de acordo com um estudo publicado no dia 28 de setembro no periódico científico The Journal of Urology.

A crioablação consiste na colocação de uma agulha dentro do nódulo, provocando o congelamento do tumor e de parte do tecido ao redor. O método, menos invasivo, tem como objetivo evitar uma cirurgia, minimizando assim o procedimento cirúrgico e seus riscos.

shutterstock

“Congelamento” do câncer de próstata

A pesquisa, realizada pela Universidade da Califórnia, EUA, mostrou que a técnica de “congelar” o câncer eliminou tumor de próstata em 82% dos pacientes avaliados pelo estudo no acompanhamento de 18 meses.

Usando um sistema de fusão avançado de ultrassom e ressonância magnética, as agulhas são colocadas com precisão dentro e ao redor da área da próstata onde o câncer está localizado. O gás argônio é então injetado para criar temperaturas extremamente baixas, destruindo o câncer e a região próxima.

Segundo o estudo, 61 homens com câncer de próstata clinicamente significativo (grau 2 ou superior) foram submetidos ao tratamento e receberam alta no mesmo dia do procedimento. Os resultados foram avaliados por meio de procedimentos de imagem de acompanhamento e biópsias guiadas por ressonância magnética.

As biópsias foram realizadas em 6 meses em todos os pacientes. Após atingirem o acompanhamento de 18 meses, 27 deles foram submetidos a uma biópsia adicional. Em ambas as ocasiões, as biópsias não mostraram nenhuma evidência de câncer de próstata clinicamente significativo em 82% dos pacientes.

O trabalho científico mostrou ainda que a técnica forneceu notável controle do câncer, mesmo nos pacientes com câncer de próstata mais avançado (graus 3 ou 4). Nenhum dos pacientes morreu de câncer e nenhum desenvolveu câncer de próstata metastático.

Avanços no tratamento do câncer