Sua bebida preferida pode estar dissolvendo seu esqueleto

por | jan 31, 2012 | Saúde

Se a Coca Cola, ou a Pepsi, for a sua bebida preferida, pode estar dissolvendo seu esqueleto, caso faça a ingestão regular. Os malefícios deste tipo de refrigerante são amplamente divulgados, mas também são ignorados. Afinal, quando bate o calor ou a sede, que mal há em entregar-se a um destes refrigerantes, desde que esteja bem gelado? Muitos podem até pensar no aumento de peso. Mas esse pequeno prazer pode esconder uma lista de doenças bem preocupantes.

Veja baixo o que pode provocar o consumo diário do equivalente a 1, ou 2 latas dos refrigerantes citados.

Pesquisadores da americana Tufts University descobriram que as bebidas carbonatadas de cola têm efeito drástico na composição óssea do corpo feminino.

Mulheres que bebem muitos refrigerantes do gênero não precisam esperar pela terceira idade para lidar com o risco da osteoporose. Os altos níveis de acidez, de frutose e de açúcar, provoca a eliminação do cálcio nos ossos. Assim, os ossos perdem a densidade, fazendo com que esta doença possa ocorrer a qualquer momento.

Nos homens, a baixa de cálcio pode promover a hipertensão arterial e aumentar o risco de câncer no reto, ou de cólon.

Esses refrigerantes possuem um certo sabor picante derivado da adição de ácido fosfórico. Esta é uma substância tão cáustica que é utilizada para a remoção de ferrugem dos porta-aviões e navios de transporte. Já no corpo humano, termina por dissolver o esqueleto. Os primeiros ossos afetados são o maxilar, da pelve e o fêmur.

O ácido fosfórico também destrói o esmalte dos dentes, mesmo quando a exposição é mínima. A ação deste ácido pode ser comparada a do ácido, ou solução de bateria.

A Harvard Medical School realizou um estudo onde foi comprovado que beber duas ou mais porções de refrigerantes que são adoçados artificialmente faz com que ocorra o declínio da função renal. Os rins tornam-se incapazes de filtrar moléculas grandes, e há o aumento do risco de desenvolver pedras.

Aquela cor de caramelo, característica da coca cola, provém de uma reação do açúcar com a amônia. A forma como é feita a mistura é comprovada por causar câncer em mamíferos.

O tipo de cafeína que é encontrada nestes refrigerantes pode provocar uma redução de 50% da fertilidade nas mulheres, e nos homens, reduz a quantidade de espermatozoides.

Os pesquisadores alertam, ainda, que a presença do aspartame faz destas bebidas agentes que podem provocar fadiga crônica, artrite, esclerose múltipla, depressão, transtornos de humor e fibromialgia.

Diante do quadro, nada mais justo que citar o slogan do refrigerante mais famoso: É isso aí!