A redução na produção dos hormônios femininos faz com que uma série de sintomas, como ondas de calor, alterações na pele e perda de massa óssea se manifestem nas mulheres entre os 45 e 55 anos. Para quem quer combater esses problemas, a soja é um remédio natural contra a menopausa.
Leia também:
Yoga alivia os sintomas da menopausa
Soja preta emagrece e faz bem para a saúde
Como combater os sintomas da menopausa
O grão é rico em isoflavonas, um fotoquímico que possui efeito similar ao estrogênio, responsável por controlar a menstruação e que deixa de ser produzido pelos ovários na última menstruação. Essa substância juda na produção, no metabolismo e também na ação dos hormônios sexuais, auxiliando a aliviar os sintomas da menopausa.
Benefícios da soja
Além de auxiliar as mulheres nesse processo, a soja faz bem para o organismo, pois possui fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino e também uma grande concentração de cálcio, benéfico para os ossos, principalmente durante a menopausa, quando há uma menor absorção dessa substância pelo corpo.
O grão também é rico em vitamina E, um poderoso aliado no combate ao envelhecimento precoce. Pesquisas também revelaram que a soja reduz o colesterol ruim e, assim, ajuda na prevenção contra doenças cardiovasculares.