Apesar de ser essencial para uma série de reações que ocorrem dentro do corpo humano, o sódio tem fama de vilão. O motivo é sua relação com a pressão alta e o inchaço, causados quando ele é consumido em excesso. Para manter os níveis de sódio estáveis, é preciso ficar atenta ao rótulo e fazer uma conta muito simples, que ensinamos a seguir.
Leia também
11 alimentos ricos em sódio que você come quase todo dia
Como o refrigerante age no organismo?
Shoyu é rico em sódio, engorda e prejudica o coração
Quantidade de sódio diária
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, devem ser consumidos diariamente 2 gramas de sódio (o equivalente a 2.000 mg).
Como saber se o alimento tem muito sódio?
O nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que, para saber se um alimento tem sódio demais, basta fazer uma conta simples.
Como calcular

Todo rótulo traz suas informações na tabela nutricional que fica no verso da embalagem. A quantidade de sódio vem indicada em miligramas e o volume da porção aparece logo no topo, como na imagem ao lado. Divida o sódio em mg pela quantidade da porção. Se o resultado for inferior a 4, o alimento não é considerado rico em sódio.
Por exemplo, em uma porção de 250 ml de refrigerante de cola há 13 mg de sódio. Dividindo 13 por 250 o resultado é 0,052, o que demonstra que a bebida não é assim tão rica em sódio quanto se pensa.
Alimentos ricos em sódio

Caldo de galinha em tablete: 100 gramas têm 22.300 mg de sódio.

Macarrão instantâneo: 100 gramas têm 1.516 mg de sódio.

Extrato de tomate: 100 gramas têm 498 mg de sódio.

Maionese com ovos: 100 gramas têm 787 mg de sódio.

Shoyu: 100 ml tem 5.024 mg de sódio.

Presunto com capa de gordura: 100 gramas têm 1.021 mg de sódio.

Queijo parmesão: 100 gramas têm 1844 mg de sódio.
*Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos.