null: nullpx
infarto-Tasaudavel

Sintomas de infarto: pânico, dor e mais sinais surgem até 1 mês antes e são ignorados

Publicado 13 Mar 2017 – 01:45 PM EDT | Atualizado 14 Mar 2018 – 09:19 AM EDT
Reações
Compartilhar

Já imaginou entrar em um consultório médico, ser medicado, mandado de volta para a casa e um mês depois ter um ataque cardíaco? Um estudo publicado na revista médica britânica The Lancet mostra que isso é mais comum do que parece: uma a cada seis pessoas que morreram de infarto agudo do miocárdio na Inglaterra foram ao médico um mês antes e não tiveram seus sintomas de pré-infarto detectados.

A pesquisa realizada pelo Imperial College de Londres analisou casos quase 500 mil casos de 2006 a 2010 e chegou a conclusão de que podem haver novos indícios de ataque cardíaco além dos já conhecidos, que são desconforto no peito, sudorese, náusea, falta de ar, tontura, sensação de ansiedade e tosse. Entenda:

Sintomas iniciais de infarto

De acordo com o estudo, os pacientes que deram entrada até 28 dias antes do ataque cardíaco apresentavam:

Distúrbios respiratórios

Em boa parte dos casos analisados foram relatados problemas respiratórios como a dispneia, que deixa a respiração "curta" e é sentida como uma falta de ar.

Em alguns casos, os sintomas precoces de infarto chegaram a ser confundidos com pneumonia, infecção pulmonar que costuma causar dificuldade respiratória, e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que gera o mesmo sintoma. 

Também foram registradas ocorrências de pacientes cujos resultados clínicos apontaram para ataque de  síndrome do pânico.

Os pesquisadores não conseguiram determinar se há relação entre esses acometimentos e o infarto ou se realmente tratou-se de um diagnóstico errado. 

Dor no tórax não específica

Alguns pacientes também relataram dores no peito que não seguem um padrão específico. Isso levou muitos casos ao diagnóstico de distúrbios circulatórios (como insuficiência cardíaca), arritmia cardíaca (como fibrilação atrial), pneumonia e até mesmo mesmo fratura de quadril.

Desmaios

Outros  sintomas de ataque cardíaco que ocorre 1 mês antes da manifestação do problema foram os desmaios. Chamados clinicamente de síncope, são causados pela falta de irrigação sanguínea no cérebro e frequentemente são associados a diversas patologias, o que pode facilitar a confusão de diagnóstico.

O que fazer caso surjam esses sintomas?

As evidências de que o ataque cardíaco pode dar sinais prévios são muitas. Em 2016, outro estudo publicado no periódico  Annals of Internal Medicine também mostrou que o infarto dá sinais até um mês antes de ocorrer, como dor no peito e alteração do ritmo respiratório que causa falta de ar.

Essas descobertas chamam atenção para a falta de cuidado de alguns profissionais e também servem de alerta para que os pacientes com sintomas de pré-infarto, mesmo que atípicos, busquem ajuda médica o quanto antes e não esperem o incômodo piorar.

Além disso, uma segunda ou terceira opinião médica pode ser preciosa para descartar o risco de o problema avançar. 

Sintomas de ataque cardíaco

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse