Doença bastante comum nos dias mais frios do ano, como nos períodos de outono e inverno, a gripe é uma condição simples, fácil de ser tratada e que raramente provoca grandes problemas de saúde, apesar de gerar desconfortos variados. Em alguns casos, no entanto, a gripe pode evoluir e resultar em complicações se não receber acompanhamento médico.
Gripe: o que é
Causada pelo vírus da Influenza, a gripe é uma doença de início súbito e cura espontânea na maioria dos casos. Entre sete e dez dias o paciente tende a ficar curado. Porém, se não for corretamente tratada, pode provocar pneumonia e insuficiência respiratória que, entre grupos de pessoas mais vulneráveis, pode até levar à morte.

No Brasil circulam três tipos de vírus: A, B e C. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, enquanto o tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas.
Gripe é grave?
A gripe se torna grave apenas em casos mais raros. Em adultos sadios são poucos os casos em que a doença resulta em problemas sérios. A doença, no entanto, apresenta maiores riscos em casos específicos, quando a imunidade do paciente está debilitada, segundo informações do Ministério da Saúde.
As complicações da gripe são mais comuns em idosos e indivíduos vulneráveis, sendo as mais frequentes as pneumonias bacterianas secundárias, pneumonia viral primária, bronquite, infecções de ouvido e até mesmo problemas cardíacos. Gestantes que apresentam gripe no segundo ou terceiro trimestre da gravidez estão mais propensas à internação hospitalar.

Gripes podem sim levar à morte, esteja ela relacionada com a própria doença ou em consequência de suas complicações.
Sintomas da gripe
Os sintomas de gripe podem variar de pessoa para pessoa e de acordo com a intensidade de quadro. Entre os sinais mais comuns estão:
Sintomas leves
- Calafrios
- Mal-estar
- Dor de cabeça
- Dores musculares e nas juntas
- Dor de garganta
- Secreção nasal excessiva
- Tosse seca

Sintomas graves
- Diarreia
- Vômito
- Fadiga
- Rouquidão
- Olhos avermelhados e lacrimejantes
Indivíduos que apresentem sintomas mais graves de gripe devem, além de buscar ajuda médica imediata, evitar aglomerações e locais fechados, procurando manter os ambientes ventilados e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos para não sofrer de desidratação.
Tratamento
Não existem remédios para combater o vírus da gripe e o tratamento medicamentoso tem como objetivo apenas aliviar os sintomas da doença. Analgésicos e antitérmicos costumam ser os remédios mais indicados.

Em alguns casos, o médico pode avaliar a necessidade de prescrever uso do antiviral fosfato de oseltamivir (Tamiflu), indicado para todos os casos de síndrome respiratória aguda grave com condições e fatores de risco para complicações. É importante ressaltar que apenas um profissional de saúde pode indicar o medicamento adequado para cada caso.
A vacina contra gripe é considerada a maneira mais eficiente de se prevenir contra a doença e evitar complicações graves de saúde. Segura, a imunização está disponível gratuitamente nos postos de saúde para os grupos prioritários.
Gripe: tipos, sintomas e tratamentos
- Remédio natural cura gripe rápido porque é antibiótico e anti-inflamatório
- Gripe H3N2: o que é, sintomas e como se proteger desse tipo de vírus
- Quando uma gripe pode ser forte a ponto de necessitar internação?