Uma mãe norte-americana compartilhou uma publicação nas redes sociais a respeito de um sintoma estranho de gripe que surgiu em seu filho de seis anos. O aviso gerou alarde entre pais, já que crianças fazem parte do grupo de risco para o desenvolvimento de complicações da doença. Entenda:
Sintoma pouco conhecido de gripe
Brodi Willard afirma que ficou preocupada ao notar que seu filho, Seb, voltou da escola com manchas avermelhadas na pele de todo o corpo. “Quanto mais ele coçava, mais as marcas apareciam”, lembra. A mãe trocou as roupas do garoto e lhe deu banho, mas de nada ajudou.
Então, Brodi ligou para um pediatra que disse que atendeu duas crianças naquele dia com os mesmos sintomas de Seb e as diagnosticou com influenza, que é o nome científico da gripe.
“Eu o levei para o médico naquela manhã e exames deram resultado positivo para gripe B. Ele não teve nenhum sintoma. Sem febre, tosse ou coriza, apenas a urticária”, escreveu a mulher, que fez um apelo para que pais procurem auxílio médico ao notar marcas avermelhadas na pele dos filhos. “Eu nunca tinha ouvido nada sobre esse sintoma, mas obviamente é algo para estar atento”, finalizou.
Gripe pode causar manchas na pele? Médico responde
Segundo a infectologista Andreia Maruzo Perejão, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, todos os tipos de gripe e outras doenças virais podem causar lesões de pele em adultos ou crianças. Esse sintoma surge em forma de manchas avermelhadas, chamadas de rash. “Não é exclusivo da gripe e nem um sintoma incomum de acontecer”, destaca.
Além desta manifestação, o quadro de gripe também pode englobar sintomas clássicos, como febre, mal-estar, coriza, perda de apetite, tosse seca, irritação nos olhos e dores pelo corpo, cabeça e articulações.
É perigoso?
Embora a gripe seja vista popularmente como uma doença inofensiva, é preciso tratá-la para evitar complicações: “Às vezes, os sintomas se agravam e causam insuficiência respiratória, falta de ar e até mesmo insuficiência de órgãos. A gripe ainda pode predispor doenças bacterianas, como otite, amidalite e sinusite”, alerta a especialista.
O avanço da doença é mais comum em bebês, crianças, idosos, gestantes e pessoas com baixa imunidade.
Diferença entre tipos de gripe
A mãe de Seb disse que o menino foi diagnosticado com gripe B, mas qual é a diferença entre esse tipo da doença para os outros? Segundo a infectologista Andreia Maruzo Perejão, praticamente nenhuma.
“Qualquer um dos tipos de gripe causam os mesmos sintomas, que podem ser leves ou graves. Qualquer um deles também pode levar à morte, especialmente em grupos de risco”, ressalta.
A especialista recomenda apostar na vacina contra a gripe, que previne os principais tipos circulantes no Brasil. A dose é anual e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de seis meses de idade, sendo contraindicada somente para pessoas com alergia aos componentes da fórmula.
Tudo sobre influenza
- Doença que parece gripe é muito comum em bebês: cuidado! Médico alerta
- Remédio que você usa é completamente inútil contra gripe, diz estudo
- Você sabe quais são as diferenças entre gripe e resfriado?