O fim dos ciclos menstruais e ovulatórios na mulher provoca uma série de mudanças no corpo. E durante esse período, chamado de menopausa, é comum enfrentar problemas com a balança. O aumento de peso pode ser causado pela Síndrome X, uma disfunção ainda pouco conhecida que também pode promover diabetes, aumento do colesterol ruim, elevação da pressão e doenças cardiovasculares.
Leia também
Anticoncepcional e menopausa aumentam risco de infarto
Psicólogos ensinam a ter autoestima na menopausa
Entenda o que é e como acontece a menopausa precoce
O que é a Síndrome X
Esse fenômeno acontece graças à resistência à insulina que surge no período. Com isso, o corpo compensa essa resistência produzindo cada vez mais, resultando no excesso do nível dessa substância no sangue. Sendo a insulina o hormônio produzido pelo pâncreas para controlar o metabolismo do açúcar e gordura no corpo, é possível afirmar que a síndrome pode causar aumento de peso e doenças como diabetes e todos os outros malefícios citados.
“As mulheres mais propensas ao problema são as que abusam de alimentos refinados e industrializados. Quem já tem problemas com obesidade e diabetes, então, podem ter esses quadros piorados durante a menopausa“, alerta o médico ortomolecular Dr. Wilson Rondó Jr..
Tratamento
Segundo o especialista, para evitar esse problema, é preciso mudar de hábitos. “A mulher deve procurar ajuda médica para corrigir a parte nutricional, praticar atividades físicas e outros cuidados”. A estratégia personalizada indica o cardápio ideal do que a mulher deve comer. Em geral, é aconselhada uma dieta detox para limpar o organismo.
Como diminuir os níveis de insulina
- Consuma proteína três vezes ao dia. Boas fontes são carne de gado criado em pasto, carne de aves orgânicas, ovos orgânicos e caipira, frutos do mar e todos os tipos de queijos.
- Tome cuidado com carboidratos, eles se transformam em açúcar no corpo e podem aumentar os níveis de insulina. Evite os refinados, como alimentos com farinha branca. Consuma carboidratos integrais.
- Não abuse dos grãos (trigo, aveia, milho, arroz, etc.), mesmo os integrais, pois elevam o índice glicêmico.
- Coma muitos vegetais, sementes e legumes
- Consuma óleos saudáveis com ácidos graxos essenciais, em especial o ômega 3
A pele também sofre mudanças durante a menopausa. Assista ao vídeo e saiba cuidar.