Sinais de que o colesterol atacou as pernas

por | set 7, 2011 | Saúde

Os sinais de que o colesterol atacou as pernas é uma demonstração clara de que o colesterol alcançou níveis preocupantes. Ainda que muitos assumam que esta é uma condição que só ocorre nos vasos sanguíneos do coração, é importante saber que esta doença também pode ser diagnosticada nas pernas.

Esta condição é conhecida como Doença Arterial Periférica, ou DAP, e pode ser a origem de um derrame, ou até de um ataque cardíaco.

Estudos americanos demonstram que o mais recorrente é que depois de cinco anos, cerca de 20% das pessoas com DAP sofrerá um ataque cardíaco. Entretanto, é possível agir preventivamente, bastando conhecer e observar os sinais deste tipo de colesterol.

A chamada claudicação, um tipo de dor, ou de desconforto nos pés, é apontado como um dos sintomas mais comuns. Ocorre quando uma artéria é bloqueada, impedindo o sangue de circular em quantidade suficiente para as pernas. Esse bloqueio na artéria gera sensação de pés pesados, cansados, ou com queimação.

Estas sensações doloridas podem se espalhar ao longo da perna, e por vezes, é como se ocorresse em dois lugares ao mesmo tempo, numa só perna, ou em ambas.

Outro sintoma é a ocorrência de cãimbras no decorrer da noite, ou cólicas e espamos durante o sono. Podem ser sentidos no calcanhar, na parte da frente do pé, ou nos dedos. Para aliviar, sente-se, e balance as pernas. A pressão da gravidade vai impulsionar o fluxo sanguíneo.

Por causa da DAP, também se verificam algumas alterações nas unhas dos pés, e na pele das pernas, já que esses deixam de receber a quantidade normal de sangue. Uma forma de detectar é através do crescimento dos pelos, que abranda. A pele da perna fica como que esticada, e as unhas crescem mais devagar, ou ficam mais grossas.

Os sintomas que indicam a presença do DAP no corpo também podem ser a sensação de frio constante nas pernas. Ou a sensação de frio quando se toca alguma parte da perna. É importante buscar ajuda médica se houver a ocorrência de qualquer um, de alguns, ou de todos estes sintomas ao mesmo tempo.

Para saber como diminuir o colesterol de forma natural clique aqui.