null: nullpx
dentes sensíveis-Tasaudavel

Sete sinais de que você precisa procurar um dentista

Publicado 30 Jun 2016 – 04:49 PM EDT | Atualizado 27 Mar 2018 – 08:11 AM EDT
Compartilhar

Para ter um sorriso saudável e sempre bonito, é fundamental ir ao dentista com frequência. Inicialmente, as visitas devem ter caráter preventivo, mas, muitas vezes, só aparecemos no consultório quando algo não vai bem. Confira sete sinais que a sua boca dá, avisando que é hora de procurar um profissional e avaliar a quantas anda a sua saúde.

Retração gengival. A escovação com força excessiva e o uso de escovas muito duras podem lesionar o tecido gengival e fazer com que ele retraia, deixando a dentina exposta. O quadro pode levar à sensibilidade dentinária e só pode ser corrigido com uma intervenção cirúrgica, que não é recomendada para todos os casos.

Dor de dente. Segundo o cirurgião dentista Marco Aurélio Luchetti (CRO SP 48.102), as principais causas da dor de dentes são cáries, hipersensibilidade e periodontite. Contudo, apenas um dentista pode dar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

Sangramento. As gengivas podem sangrar por diversas razões, mas, geralmente, o sintoma indica a presença de uma inflamação. Recorra a um profissional para verificar as reais causas.

Ranger os dentes. Ranger os dentes durante a noite ou pressioná-los com força ao longo do dia pode danificar o esmalte e causar dores estruturais. O uso de uma placa capaz de absorver o atrito é importante nesses casos.

Pontadas. Se você sente pontadas ou dores agudas ao consumir determinados alimentos, principalmente quentes ou frios, pode estar com os dentes sensíveis. A condição afeta muitas pessoas e cremes dentais específicos ajudam a aliviar o incômodo.

Mau hálito. Você tem bons hábitos de higiene bucal, mas mesmo assim o mau hálito permanece? Talvez seja o caso de procurar um dentista, já que isso pode indicar um problema mais sério, como gengivite ou excesso de placa bacteriana.

Feridas. Diversos tipos de feridas podem aparecer na boca, desde herpes até aftas. Se as lesões forem recorrentes e você não souber a causa, procure um especialista.

*Esta matéria possui conteúdo publicitário

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse