Serviços que o SUS oferece e talvez você não saiba

Embora os serviços disponíveis nas UBS sejam os mais conhecidos, existem muitos outros

Quando pensamos no SUS (Sistema Único de Saúde), é provável que venha à mente o trabalho nas UBSs como consultas médicas, vacinação e pronto-atendimento. No entanto, há muito mais do que isso dentro desse sistema que engloba Ministério da Saúde, Estados e Municípios.

Entenda abaixo, então, quais são os serviços oferecidos pelo SUS que você usa no seu dia a dia e talvez nem saiba.

Serviços oferecidos pelo SUS

(Crédito: freepik/freepik)

Prevenção e tratamento de doenças

Através do Programa Nacional de Imunização (PNI), os brasileiros têm acesso às principais vacinas gratuitamente. Além disso, o SUS conta com equipes para consultas médicas, exames preventivos, inclusive testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, por exemplo, e acompanhamento de pré-natal.

Outro ponto está no fornecimento de medicamentos gratuitos de uso contínuo, lista com valor máximo para medicamentos vendidos em farmácias e cobertura para tratamentos especializados, como quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.

A rede pública conta ainda com programas de atendimentos odontológicos, como o Brasil Sorridente, e uma atenção à saúde pública com os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que oferecem acompanhamento com psicólogos e psiquiatras, por exemplo.

Vigilância sanitária

É um trabalho do SUS garantir que os alimentos vendidos em restaurantes e supermercados estejam próprios para o consumo.

Portos e aeroportos

É a Vigilância Sanitária quem fiscaliza normas sanitárias, além de adotar de medidas preventivas e de controle de surtos e epidemias nesses locais que são porta do Brasil para outros países.

Sistema hídrico

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) garante que a água siga um padrão de potabilidade. Por isso, há uma fiscalização nas diferentes formas de abastecimento.

Veterinários

O SUS garante que os estabelecimentos que atendam os pets sigam as normas sanitárias. Além disso, a Vigilância Sanitária de Zoonoses faz a imunização, castração, controle de pragas, prevenção e controle de doenças de animais urbanos e rurais.

Banco de leite

É graças ao SUS que o Brasil se destaca entre os demais países do mundo quando o assunto é banco de leite humano. São 222 bancos de leite e 217 postos de coleta. Existem regras para a doação e um cuidado extra antes de que ele seja encaminhado para consumo. “O leite colhido é analisado, passa por processo de pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais”, explica o material do Ministério da Saúde.

Tratamentos complementares

Meditação, ioga, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, medicina ayurveda, musicoterapia e reiki, por exemplo, fazem parte da lista de 19 tratamentos disponíveis no SUS.

Planejamento familiar

Além da distribuição de preservativos para evitar a contaminação com infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, o SUS ainda conta com outras opções de métodos contraceptivos. Entre elas estão as pílulas anticoncepcionais, DIU, injeção anticoncepcional, implantes hormonais e até cirurgias definitivas.

Transplante de órgãos

O SUS é o responsável por “coordenar, normatizar e monitorar a realização de transplantes de órgãos, tecidos e células no Brasil”, não importa se você seja atendido em um hospital público ou particular.

Transição de gênero

O SUS oferece cirurgias e procedimentos para readequação de gênero.

Cirurgias reparadoras para vítimas de violência

Mulheres vítimas de violência doméstica contam com um atendimento focado em reparar lesões e sequelas causadas por agressões.

Saúde