Sintoma tem relação com um problema que merece atenção e pode ser solucionado com mudanças de hábitos
Sentir uma espécie de “peso nas pernas” não é normal e, em alguns casos, pode ser um sinal de alerta. Quando acontece no final do dia, essa sensação pode estar relacionada à sua circulação e ser um sintoma de algo que requer atenção: as varizes.
Sensação de “peso nas pernas”: O que são as varizes?

Diferente dos vasinhos (ou teleangiectasias), que são mais finos, superficiais e não necessitam de intervenção clínica ou cirúrgica, as varizes podem causar sintomas como:
- queimação nas pernas,
- inchaço ao final do dia,
- cansaço,
- sensação de peso,
- cãibras
Como evitar?
Mais profundas e normalmente necessitando de tratamentos mais invasivos, elas têm uma grande relação com hábitos de vida, como explica a especialista em cirurgia vascular e adepta da Medicina do Estilo de Vida, Dra. Anna Paula Weinhardt. “Mais do que procedimentos estéticos ou cirúrgicos, a prevenção das varizes começa no cotidiano. Hábitos como a prática regular de exercícios, uma alimentação equilibrada e o gerenciamento adequado do estresse estão entre os pilares essenciais para a saúde das veias e artérias.”
Sendo assim, é importante ficar atento a alguns pontos:
- Tabagismo: fumar prejudica a saúde das veias porque provoca inflamação crônica e piora a qualidade do sangue, deixando-o mais espesso e difícil de circular. Além disso, a nicotina também causa vasoconstrição, reduzindo o calibre dos vasos e aumentando a pressão dentro das veias.
- Obesidade: o excesso de peso aumenta a pressão nas veias das pernas. Afinal, quanto mais elevado o peso corporal, maior o esforço que o sistema venoso faz para levar o sangue de volta ao coração. Com isso, as veias dilatam, há refluxo venoso e sintomas como inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas.
- Sedentarismo: a falta de movimento reduz a eficiência da panturrilha, conhecida como “segundo coração”, que impulsiona o retorno do sangue. Ficar muito tempo sentado ou sem atividade física regular deixa a musculatura fraca e reduz o fluxo venoso.Logo, o sangue se acumula nas pernas, há aumento do inchaço e o surgimento de varizes, além de contribuir para piora da circulação linfática.









