O gergelim costuma ser usado para decorar pães e biscoitos salgados, mas as qualidades desse alimento vão muito além da estética. Para quem sofre de problemas como prisão de ventre, a semente de gergelim é um poderoso remédio natural para o intestino.
Leia também:
Alimentos que prendem o intestino
Ômega-3 previne o câncer de intestino
Como eliminar gases intestinais
O poder do alimento se deve a sua ação emoliente e levemente laxante, que umedece e lubrifica o intestino, fazendo com que os movimentos peristálticos sejam mais intensos e frequentes. Esse processo alivia a prisão de ventre e também dá uma força para quem tem o intestino preso.
Como consumir
Embora seja benéfico para o corpo, é preciso consumir o gergelim com moderação, pois as fibras solúveis presentes no alimento, quando ingeridas em excesso, podem machucar a parede intestinal. Para usufruir dos benefícios do gergelim consuma, no máximo, duas colheres de sobremesa por dia do alimento.
Gergelim faz bem para o colesterol
Engana-se quem pensa que o gergelim faz bem apenas para o trato gastrointestinal. A sementinha é rica em gorduras insaturadas, ou seja, a gordura boa. Essa substância ajuda a reduzir os níveis de mau colesterol e eleva a o bom colesterol do corpo.