Selênio: benefícios e em quais alimentos encontrar

O selênio é um mineral facilmente absorvido pelo corpo e que tem como principal característica sua ação antioxidante, combatendo os radicais livres e, por tanto, o envelhecimento precoce.

Leia também:
Alimentos ricos em colágeno
A
limentos ricos em zinco
A
limentos ricos em fósforo

Além de rejuvenescer, o selênio faz bem de muitas outras maneiras ao corpo. Quando presente quantidades ideais no organismo, o mineral ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de regular o funcionamento dos hormônios T3 e T4, responsáveis pelo bom funcionamento da tireoide.

Essa substância, que pode ser encontrada em uma série de alimentos, também tem função detox, pois ajuda a eliminar as toxinas e metais pesados do corpo e também a afastar alguns tipos de câncer, como o de intestino e próstata.

Alimentos ricos em selênio

Castanha-do-Pará

A castanha-do-Pará é campeã quando o assunto é selênio. A oleaginosa tem até 400 microgramas do mineral a cada 100g.

Salmão

Já o salmão, rico também em ômega-3, possui aproximadamente 83 microgramas em 100g do peixe.

Ostras

Os frutos do mar, em geral, são as grandes fontes de selênio. As ostras, por exemplo, contém 63 microgramas do mineral em sua constituição.

Farinha de trigo

A farinha de trigo, componente fundamental de muito dos alimentos que consumimos diariamente, também é boa fonte de selênio, contendo 42 microgramas do mineral a cada 100g de farinha.