Apesar de não ser muito popular no Brasil, a melaleuca, planta originária da Austrália, tem suas propriedades terapêuticas utilizadas há séculos pelas tribos de sua região de origem. Entretanto, para quem sofre com as acnes, com oleosidade e outros problemas na pele, o óleo obtido da planta melaleuca pode ser um importante aliado.
Leia também:
Gelo ajuda a aliviar as olheiras
Compressa para espinhas inflamadas
Alimentos que deixam unhas, cabelo e pele mais bonitos
Cuidar da pele com óleo de melaleuca
Graças a sua ação fungicida e bactericida, esse óleo, além de combater problemas cutâneos tem ainda capacidade de ajudar na hidratação da pele, agindo como um eficaz adstringente e e combatendo inflamações.
Reforçando sua ação contra as espinhas, o óleo essencial de melaleuca é um cicatrizante natural, que colabora também no tratamento de picadas de insetos, micoses, queimaduras e verrugas.
A planta vem sendo utilizada pela indústria de cosméticos em cremes, sabonetes e hidratantes específicos para o tratamento de acne, mas também pode ser utilizado puro para maximizar o efeito. Isso porque, o óleo “sela” a pele, impede que a água da superfície dela evapore, minimizando a oleosidade.