Secador de mão de banheiro contamina o ar com fezes mesmo? Veja o que ele faz

por | mar 23, 2019 | Saúde

Cada vez mais presentes em banheiros de restaurantes, clubes e shoppings, secadores de mão são considerados uma opção moderna e ecologicamente correta para evitar o uso de papeis. Apesar de sustentável, a máquina, no entanto, pode ser menos higiênica do que você pensa: há que diga que os secadores eletrônicos são verdadeiros “ventiladores de coliformes fecais”.

Secadores de mão são higiênicos?

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Connecticut – com base nos próprios banheiros da instituição -, a quantidade de coliformes fecais é maior em sanitários com secadores eletrônicos do que em ambientes que ainda disponibilizam papéis.

Shutterstock

Os coliformes fecais normalmente já são lançados no ar quando damos descarga com a tampa do vaso levantada.

Os simples movimentos de abrir e fechar a porta já estimulam a movimentação dos germes pelos ambientes e, as máquinas secadoras, podem piorar ainda mais a situação, segundo a pesquisa, publicada pela revista Applied and Environmental Microbiology.

Shutterstock

Os cientistas descobriram, após análises de amostras de ar de banheiros com toalhas de papel e outros com os secadores de ar, que as máquinas jogam mais bactérias nas mãos de quem as utiliza, assim como em todo o ambiente.

Shutterstock

Para evitar que o ar contaminado chegue às mãos dos usuários dos banheiros públicos, os secadores de ar contam com filtros de higienização, mas o dispositivo é capaz de eliminar apenas 75% das bactérias, segundo o mesmo estudo.

shutterstock

Como se não bastasse, um outro trabalho científico, conduzido pela Universidade de Westminster, em Londres, mostrou que os secadores de mãos ainda são capazes de espalhar vírus, como o H1N1, e bactérias por todo o ambiente ao seu redor, o que faz do papel a solução mais higiênica e saudável para secar as mãos.

Higiene e saúde: erros e cuidados