Perder peso rapidamente, sem dieta ou prática regular de exercícios físicos, pode soar como algo bastante positivo e até mesmo desejável. No entanto, emagrecer constantemente sem esforço pode sinalizar problemas de saúde. Conheça algumas doenças que provocam perda de peso e precisam ser investigadas:
Doenças que causam perda de peso
Doenças intestinais: condições como doença celíaca, doença de Crohn, intolerância à lactose e outras que afetam o sistema digestivo causam perda de peso pela deficiência de absorção de nutrientes. Na maioria dos casos são facilmente tratadas quando recebem acompanhamento médico.
Estresse: a condição, por provocar uma verdadeira bagunça hormonal, também pode afetar diversos sistemas fisiológicos que levam à perda repentina de peso.
Depressão: o transtorno que resulta em vários prejuízos emocionais também afeta o corpo do paciente. A diminuição do apetite, por exemplo, é um dos sintomas mais comuns da doença.
Hipertireoidismo: a doença que afeta a tireoide desregula o metabolismo e, além do emagrecimento súbito, é caracterizada por sintomas como aumento da frequência cardíaca, ansiedade, insônia, entre outros.
Diabetes: além de sede excessiva, micção frequente, problemas de visão e formigamento nas extremidades do corpo, a doença também pode causar diminuição do peso.
Lúpus: a doença autoimune, inflamatória, não contagiosa e que não tem cura é considerada de causa multifatorial, ou seja, pode envolver diversos fatores, e pode resultar em perda de peso sem esforço. Outros sintomas da condição são queda de cabelo, dor com ou sem inchaço nas juntas, lesões na pele e inflamações.
Sintomas e significados
- Soluço com frequência e por muito tempo não é normal: veja 4 causas
- Ardência no nariz: o que pode ser? Como aliviar a sensação?
- Tosse seca e constante: sintoma de doença que afeta o estômago